.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1173

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



20/05/2015



SBQ Jovem: Os tempos mudaram, o jovem mudou, mas sua participação continua fundamental para a SBQ


Reunião na 38ª RASBQ agregará estudantes de graduação para debater questões ligadas à iniciação científica e à melhoria do ambiente da Química nas universidades

Em tempos em que proliferam as redes sociais e a comunicação virtual, o jeito de ser do jovem mudou. A avaliação é do professor Jaílson Bittencourt de Andrade, que era um engajado estudante secundarista em 1968, ano em que, no Brasil, a ditadura militar endurecia, e em outros países estudantes ocupavam as ruas para expressar suas ideias sobre como deveria ser a sociedade. "Hoje existe muito mais acesso a informação, mas nem todos os jovens vão a fundo nos diversos temas.

Outra transformação é que a agenda mudou. Antes havia, por exemplo, a luta pela democratização do País. Hoje a participação dos jovens nas grandes questões está diluída. Eles são muito mais atuantes em redes sociais do que nas assembleias estudantis", avalia o professor Jaílson, que em 1970 era um graduando em Química na UFBA.

 

Professor Jaílson Bittencourt de Andrade, um dos criadores da SBQ Jovem: "Hoje a participação dos jovens nas grandes questões está diluída. Eles são muito mais atuantes em redes sociais do que nas assembleias estudantis"

Em meados dos anos 90, ele foi, junto com o professor Hans Viertler, responsável pela criação da SBQ Jovem, braço da SBQ criado para agregar estudantes de graduação com os objetivos de lutar em defesa da qualidade do ensino superior, promover e incentivar a formação crítica e empreendedora dos estudantes de Química e incentivar a participação dos estudantes de Química do país em programa de iniciação científica e grupos de pesquisa, entre outros.

Agora, na 38ª. Reunião Anual da SBQ, a SBQ Jovem terá reunião em que se espera a presença numerosa de graduandos interessados em participar da entidade. "É uma oportunidade única para alunos de graduação, pois trata-se de um evento onde todas as diferentes facetas da química estão presentes em um mesmo local", afirma o professor Luiz Fernando da Silva Jr., secretário-geral da SBQ e presidente da comissão organizadora da RASBQ. "O aluno de graduação pode transitar por apresentações de diferentes áreas e encontrar pessoalmente pesquisadores e estudantes de todo o país. Vivenciar esta diversidade é importante no momento inicial da carreira científica quando a especialização e definição da área de pesquisa ainda não ocorreu. É o momento da vida onde o aluno não deve se fechar para novas possibilidades e a RA pode mostrar uma série de horizontes não imaginados", observa.

 

Professor Luiz Fernando da Silva Jr, secretário-geral da SBQ: "Seria excelente receber sugestões da SBQ Jovem para a próxima Reunião Anual".

A participação dos graduandos na organização das Reuniões Anuais é um aspecto importante da missão da SBQ Jovem. "Eu gostaria de saber a opinião dos alunos de graduação sobre as Reuniões Anuais da SBQ. Seria excelente receber sugestões da SBQ Jovem para a próxima RA!", destaca o professor Luiz Fernando.

Sua visão é compartilhada pela coordenadora geral da SBQ Jovem, Mariana Romano, graduanda do Instituto de Química da USP. "Quem melhor para ilustrar as dificuldades que enfrentamos para podermos comparecer, o suporte que precisamos para preparar e apresentar um painel no evento, auxílios com a locomoção e hospedagem, e prover sugestões de eventos durante a reunião anual, do que os próprios alunos?", sustenta.

 

Mariana Romano, coordenadora da SBQ Jovem: "Espero que nossa assembleia tenha bastante público, e que os assuntos ali debatidos favoreçam o interesse pela organização do evento e pela entidade".

"Espero que nossa reunião tenha bastante público, e que os assuntos ali debatidos favoreçam o interesse pela organização do evento e pela SBQ Jovem, principalmente, porque atualmente há a necessidade de participantes, para que a entidade seja atuante em seu papel, e colabore satisfatoriamente na organização das próximas RA's", afirma Mariana.

O professor Jaílson – que pela primeira vez nas últimas três décadas não estará presente à RASBQ, por motivo de força maior – deixa uma sugestão para o debate dos graduandos. "Além da coordenação nacional, seria importante termos em cada regional da SBQ, um diretor ou conselheiro da SBQ Jovem. Assim teríamos uma representação mais efetiva, porque são grandes as diferenças entre as várias regiões do País."

 

Fábio Santos, ex-dirigente da SBQ Jovem: "É preciso ter a consciência de que os graduandos de hoje serão o futuro da SBQ".

O doutorando Fábio Santos, hoje às voltas com espectrometria de massas, na Unicamp, orientado pelo professor Marcos Eberlim, foi dirigente da SBQ Jovem em 2008. Ele destaca a importância da participação dos graduandos na entidade. "É o melhor caminho para conquistar melhorias para o ambiente da Química nas universidades", acredita. "É preciso ter a consciência de que os graduandos de hoje serão o futuro da SBQ. E ao se engajar na entidade, o jovem desenvolve o espírito de participação na solução de questões que são do seu dia-a-dia e do seu futuro. É importante que essa participação comece cedo", declara Santos.

A reunião da SBQ Jovem será realizada na quarta-feira, dia 26, às 20h, no Salão Rubi.

Visite a página da SBQ Jovem no site da SBQ
Visite também a página da SBQ Jovem no Facebook


A 38ª Reunião Anual da SBQ será no Hotel Monte Real, Águas de Lindóia, SP de segunda, 25/maio/2015 a quinta, 28/maio/2015. Para detalhes do evento, visite: http://www.sbq.org.br/38ra/

Curta a página da 38ª RA e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299