.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1175

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



18/06/2015



SBQ Jovem na luta pelo engajamento de alunos de iniciação científica


A coordenação da SBQ Jovem está determinada a angariar muitos participantes para a 39ª. RASBQ, que será realizada em Goiânia, de 30/5 a 2/6 de 2016. Para aumentar o número de inscritos e o engajamento dos alunos de iniciação científica nas atividades da SBQ, o ponto de partida será as Semanas de Química das diversas universidades.

 
Mariana Romano: "Uma de nossas intenções é ajudarmos diretamente nas próximas Reuniões Anuais, com o intuito de que o evento tenha mais atividades voltadas para o público de graduação"  

"Vamos divulgar a SBQ, a SBQ Jovem e a 39ª RA nas semanas de química", conta Mariana Romano, aluna do IQ-USP e coordenadora da SBQ Jovem. "Em muitas universidades, nem todos sabem o que de fato faz a SBQ e o ótimo conteúdo das RAs." Para isso, segundo ela, o grupo que participou da reunião na 38ª. RASBQ, e que conta com alunos de diversas universidades e regiões, tem mantido contato e trocado ideias sobre como deveria ser a participação da SBQ Jovem nos eventos futuros. "Tem vários pontos em que podemos trabalhar, mas antes de tudo é preciso que mais alunos participem dos debates", afirma Mariana. A coordenadora da SBQ Jovem relata que os alunos que participaram da reunião na 38ª. RASBQ pretendem consolidar uma comissão organizadora dos assuntos "Jovens" para participar ativamente da organização da 39ª. RASBQ e assim levar mais alunos ao evento. "Uma de nossas intenções é ajudarmos diretamente nas próximas Reuniões Anuais, com o intuito de que o evento tenha mais atividades voltadas para o público de graduação", diz Mariana.

 
 Vinícius Alevato, da UFRJ: "A SBQ Jovem é um espaço onde nós, estudantes, podemos colaborar com a SBQ, divulgando a química, e representando o nosso grupo dentro da Sociedade"

Vinícius Alevato, estudante do oitavo período de Química da UFRJ esteve presente à 38ª. RA e decidiu participar dos debates da SBQ Jovem. "É um espaço onde nós, estudantes, podemos colaborar com a SBQ, divulgando a química, e representando o nosso grupo dentro da Sociedade", afirma.

Para o secretário geral da SBQ, Luiz Fernando Silva Jr, a participação maior dos jovens é muito importante para a entidade como um todo. "Alunos de graduação correspondem a cerca de um terço dos participantes das reuniões anuais. Os pesquisadores que frequentam a SBQ todos os anos começaram como alunos de graduação. Desta forma, ouvir a opinião deste grupo é importante para um grande evento. Mas é crucial uma participação madura e representativa."

A SBQ Jovem surgiu em 1999 e foi tema de discussão no Enequi daquele ano, segundo Oswaldo Alves, ex-presidente da SBQ. Na época, conforme relatado no Boletim da SBQ edição 59, "o presidente da SBQ anunciou aos estudantes três pontos: i) todo empenho da Diretoria para a implementação da SBQ-J (SBQ-Jovem) inclusive exortando para que a primeira Diretoria já saísse proposta pela executiva nacional que estaria reunida no final do Encontro; ii) a facilitação para que as empresas juniores de química de todo Brasil tivessem links dentro da Homepage da SBQ e, iii) a disponibilização de 100 auxílios - participação, para alunos de iniciação científica, no valor de R$ 70,00, para participação na próxima reunião anual da sociedade, em Poços de Caldas."

Para a 38ª. RA, a SBQ concedeu 120 auxílios no valor de R$ 220.


39ª RA da SBQ: pela primeira vez na região Centro-Oeste!

A 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química será realizada em Goiânia entre 30/05/2016 e 02/06/2016. Marque na sua agenda, reserve a data!
Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!

O Centro de Convenções de Goiânia oferece excelente condições para a realização do evento, com salas e espaços amplos e apropriados, além do excelente Teatro Rio Vermelho! Para conhecer mais sobre o local, visite: http://www.ccgo.com.br/index.php.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299