25/06/2015
Alagoas recebe a comunidade quÃmica
para VI Encontro Regional da SBQ NE
Biotecnologia & Inovação e Pós-graduação foram temas de destaque no encontro que reuniu 450 quÃmicos, sendo 80% estudantes de iniciação cientÃfica
|
A Comissão Organizadora: (A partir da esquerda: Prof Dr Josealdo Tonholo (IQB/UFAL), Prof Dr André G. M. Ribeiro (IQB/UFAL), Profa Dra Ana Catarina R. Leite (IQB/UFAL), Profa Dra Isis M Figueiredo (IQB/UFAL), Profa Dra Simoni M. P. Meneghetti (IQB/UFAL), Profa Dra Silvia Helena Cardoso (UFAL/Arapiraca), Profa Dra Daniela S Anunciação (IQB/UFAL), Jeanynne Leite da Rocha, Profa Dra JanaÃna H. Bortoluzzi (IQB/UFAL)
|
Cerca de 450 quÃmicos, entre alunos de iniciação cientÃfica, pós-graduação e professores estiveram reunidos por três dias em Alagoas, para o 6º. Encontro Regional da SBQ Nordeste. O tema central do Encontro foi "A QuÃmica e a Biotecnologia do Nordeste: o caminho da Pesquisa para a Inovação".
|
|
Foram apresentados 212 trabalhos na sessão de painéis, sendo 25% relacionados a Educação
|
"Gostei muito do evento, tanto pela qualidade dos trabalhos apresentados, quanto pela boa presença do público e da organização", disse o presidente da SBQ, Adriano D. Andricopulo, que celebrou a retomada dos eventos regionais no Nordeste, região que ficara 25 anos sem evento e realizou em 2014 o Encontro Regional na Bahia, e agora este em Alagoas.
|
|
Salas cheias foram constantes durante o evento, que teve 450 participantes
|
Quase 80% do público foi formado por alunos de iniciação cientÃfica. Para a coordenadora da comissão organizadora, professora Isis Figueiredo, do Instituto de QuÃmica e Biotecnologia da UFAL, esse Ãndice mostra a importância dos eventos regionais para os estudantes. "Os encontros regionais proporcionam o acesso do estudante à s discussões de âmbito cientÃfico muitas vezes ainda inexistentes. Despertar o espÃrito investigativo, identificar-se com uma sociedade que lhe represente e buscar o fortalecimento da discussão na região, são aspectos relevantes almejados neste encontro", afirmou Isis em seu discurso de abertura.
O presidente-sucessor da SBQ, Aldo Zarbin, professor da UFPR, foi um dos palestrantes e falou sobre a quÃmica dos nanomateriais. "Foi um evento importante, em que os temas abordados estavam bem relacionados à s questões locais, e a participação do público foi excelente", afirmou.
Foram apresentados 212 trabalhos na forma de painéis e 20 apresentações orais, com premiação para os melhores trabalhos. Houve oito minicursos, com temas diversos desde como escrever um artigo cientÃfico até quÃmica forense, um workshop das secretarias regionais e duas mesas-redondas, a primeira discutiu biotecnologia e inovação e a segunda pós-graduação com participação da CAPES. Além disso, houve duas sessões "Jovem Pesquisador" onde demos oportunidade aos jovens pesquisadores de 5 universidades do Nordeste apresentarem suas linhas de pesquisa e as conferências de abertura proferida pelo Prof. Dr. JaÃlson B. Andrade (UFBA / SEPED) e de encerramento pela Profa. Dra. Marilia O. F. Goulart (IQB/UFAL).
O apoio a jovens pesquisadores é uma questão que causa certa preocupação no Nordeste. "Precisamos que as Fundações de Amparo a Pesquisa Estaduais lancem editais especÃficos para jovens pesquisadores periodicamente. O governo federal tem apoiado a pesquisa no geral, mas sentimos esta carência para este público especÃfico", observou a professora Isis.
Dos trabalhos em painéis, 25% foram ligados ao tema Educação. "Estamos muito atentos à questão da pós-graduação", afirmou Isis. "Em toda a região Nordeste só temos uma pós-graduação em QuÃmica com conceito 6 da CAPES. Precisamos melhorar esta situação."
O próximo encontro regional da SBQ Nordeste será realizado em Pernambuco, em 2016, sob a coordenação da professora Ana Paula Paim, da UFPE.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|