.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1176

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/06/2015



Alagoas recebe a comunidade química para VI Encontro Regional da SBQ NE


Biotecnologia & Inovação e Pós-graduação foram temas de destaque no encontro que reuniu 450 químicos, sendo 80% estudantes de iniciação científica


A Comissão Organizadora: (A partir da esquerda: Prof Dr Josealdo Tonholo (IQB/UFAL), Prof Dr André G. M. Ribeiro (IQB/UFAL), Profa Dra Ana Catarina R. Leite (IQB/UFAL), Profa Dra Isis M Figueiredo (IQB/UFAL), Profa Dra Simoni M. P. Meneghetti (IQB/UFAL), Profa Dra Silvia Helena Cardoso (UFAL/Arapiraca), Profa Dra Daniela S Anunciação (IQB/UFAL), Jeanynne Leite da Rocha, Profa Dra Janaína H. Bortoluzzi (IQB/UFAL)

Cerca de 450 químicos, entre alunos de iniciação científica, pós-graduação e professores estiveram reunidos por três dias em Alagoas, para o 6º. Encontro Regional da SBQ Nordeste. O tema central do Encontro foi "A Química e a Biotecnologia do Nordeste: o caminho da Pesquisa para a Inovação".

 

Foram apresentados 212 trabalhos na sessão de painéis, sendo 25% relacionados a Educação

"Gostei muito do evento, tanto pela qualidade dos trabalhos apresentados, quanto pela boa presença do público e da organização", disse o presidente da SBQ, Adriano D. Andricopulo, que celebrou a retomada dos eventos regionais no Nordeste, região que ficara 25 anos sem evento e realizou em 2014 o Encontro Regional na Bahia, e agora este em Alagoas.

 

Salas cheias foram constantes durante o evento, que teve 450 participantes

Quase 80% do público foi formado por alunos de iniciação científica. Para a coordenadora da comissão organizadora, professora Isis Figueiredo, do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL, esse índice mostra a importância dos eventos regionais para os estudantes. "Os encontros regionais proporcionam o acesso do estudante às discussões de âmbito científico muitas vezes ainda inexistentes. Despertar o espírito investigativo, identificar-se com uma sociedade que lhe represente e buscar o fortalecimento da discussão na região, são aspectos relevantes almejados neste encontro", afirmou Isis em seu discurso de abertura.

O presidente-sucessor da SBQ, Aldo Zarbin, professor da UFPR, foi um dos palestrantes e falou sobre a química dos nanomateriais. "Foi um evento importante, em que os temas abordados estavam bem relacionados às questões locais, e a participação do público foi excelente", afirmou.

Foram apresentados 212 trabalhos na forma de painéis e 20 apresentações orais, com premiação para os melhores trabalhos. Houve oito minicursos, com temas diversos desde como escrever um artigo científico até química forense, um workshop das secretarias regionais e duas mesas-redondas, a primeira discutiu biotecnologia e inovação e a segunda pós-graduação com participação da CAPES. Além disso, houve duas sessões "Jovem Pesquisador" onde demos oportunidade aos jovens pesquisadores de 5 universidades do Nordeste apresentarem suas linhas de pesquisa e as conferências de abertura proferida pelo Prof. Dr. Jaílson B. Andrade (UFBA / SEPED) e de encerramento pela Profa. Dra. Marilia O. F. Goulart (IQB/UFAL).

O apoio a jovens pesquisadores é uma questão que causa certa preocupação no Nordeste. "Precisamos que as Fundações de Amparo a Pesquisa Estaduais lancem editais específicos para jovens pesquisadores periodicamente. O governo federal tem apoiado a pesquisa no geral, mas sentimos esta carência para este público específico", observou a professora Isis.

Dos trabalhos em painéis, 25% foram ligados ao tema Educação. "Estamos muito atentos à questão da pós-graduação", afirmou Isis. "Em toda a região Nordeste só temos uma pós-graduação em Química com conceito 6 da CAPES. Precisamos melhorar esta situação."

O próximo encontro regional da SBQ Nordeste será realizado em Pernambuco, em 2016, sob a coordenação da professora Ana Paula Paim, da UFPE.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299