.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1176

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/06/2015



Herbário Virtual-Reflora comemora 1 milhão de imagens e nova parceria


O projeto Herbário Virtual-Reflora, iniciativa do CNPq coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, chega a 1 milhão de imagens de amostras botânicas disponibilizadas online e celebra parceria com o British Council. JBRJ lança também seu Portal de Dados.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) tem uma tripla comemoração no dia 25 de junho. No momento em que alcança 1 milhão de imagens digitalizadas e disponibilizadas para o público – conquista pioneira por uma instituição científica no país – por meio do projeto Herbário Virtual-Reflora, celebra também um convênio entre o CNPq, o British Council e o Royal Botanic Gardens de Kew, Reino Unido, para garantir a continuidade do projeto na instituição de pesquisas londrina, a partir de recursos do CNPq e do Newton Fund. O Jardim também lança o seu Portal de Dados, que dará acesso a milhares de dados das pesquisas científicas realizadas pelo JBRJ.

O Herbário Virtual-Reflora também disponibiliza amostras, chamadas tecnicamente de exsicatas, que estão no acervo do próprio herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e de outros 17 herbários nacionais, com o apoio do Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira – SiBBr e do Inventário Florestal Nacional – IFN. A constituição desse enorme acervo digital facilita e agiliza o trabalho de pesquisa, uma vez que os botânicos não precisam mais se deslocar de cidade ou de país sempre que precisarem estudar uma amostra.

Em convênio anterior, entre a Fapemig e a empresa Natura, mais de 110 mil imagens do herbário londrino já haviam sido repatriadas, fomentando 804 semanas de pesquisas em Kew com 86 pesquisadores brasileiros entre 2012 e 2014.

O Newton Fund está investindo £676.094 libras esterlinas no projeto – o equivalente a aproximadamente R$ 3.220.000,00, o que permitirá a digitalização de 80 mil exsicatas de Kew, além de prover apoio técnico e científico a mais de 20 pesquisadores brasileiros apoiados pelo CNPq em visitas de estudo àquela instituição em 2015. O Newton Fund é uma iniciativa britânica que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e tecnologia.

Herbários nacionais e internacionais que participam do projeto Herbário Virtual-Reflora: Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB), Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE), Herbário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CEN), Herbário do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), Herbário Prisco Bezerra (EAC), Herbário da ESALQ (ESA), Herbário da Universidade Federal de Santa Catarina (FLOR), Herbário Dr. Roberto Miguel Klein (FURB), Herbário Barbosa Rodrigues (HBR), Herbário do Depto. de Ciências Florestais da Universidade de Santa Maria (HDCF), Herbarium Uberlandense (HUFU), Herbário do Museu Botânico Municipal (MBM), Museu Paraense Emílio Goeldi (MG), Herbário Rondoniense (RON), Herbário da Univesidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Herbário da Universidade Federal do Paraná (UPCB), Herbário Central da Universidade Federal do Espírito Santo (VIES), Royal Botanic Gardens de Kew, Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris, Missouri Botanical Gardens, New York Botanical Garden, Naturhistorisches Museum Wien e Naturhistoriska Riksmuseet.

Convênio Reflora UK


Dia 25 de junho de 2015, às 9h.
Salão do Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão, 915, Jardim Botânico.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
(21) 3204-2498
ascom@jbrj.gov.br
facebook.com/JardimBotanicoRJ
twitter.com/J_Botanico_RJ

Sobre o Newton Fund

O Newton Fund é uma iniciativa do governo britânico de 375 milhões de libras esterlinas, destinado a promover o bem-estar social de seus países parceiros durante cinco anos, através de parcerias e colaborações em pesquisa e inovação. O Fundo é parte do compromisso oficial do Reino Unido de Apoio ao Desenvolvimento (ODA) para promover iniciativas para fortalecer o desenvolvimento social e econômico dos países emergentes. No Brasil, é estrategicamente coordenado pela Rede Britânica de Ciência e Inovação, baseada na Embaixada Britânica em Brasília e no Consulado-Geral do Reino Unido em São Paulo.

Em seu segundo ano de atuação no Brasil,o Newton Fund já firmou parcerias com Confap, Fapesp, CNPq, Capes, Embrapa, Senai, Ministério do Meio Ambiente e UENP. A previsão é que o fundo invista no país cerca de £27 milhões (cerca de R$120 milhões) até 2017.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre o CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Sobre o Royal Botanic Gardens, Kew

O Royal Botanic Gardens, Kew é uma organização científica internacionalmente respeitada por suas notáveis coleções, bem como por sua expertise científica em diversidade de plantas, conservação e desenvolvimento sustentável no Reino Unido e no mundo todo. A recém-lançada estratégia científica da instituição está disponível para leitura em http://bit.ly/18h7szA.

Os 132 hectares de jardins paisagisticos de Kew e sua propriedade rural, Wakehurst, atraem mais de 1,5 milhões de visitas por ano. Wakehurst é a sede do Millennium Seend Bank de Kew, o maior banco de sementes de plantas selvagens no mundo.

Sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, é um centro de pesquisa nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. Com 140 hectares, também oferece à sociedade atividades culturais, de educação ambiental, de responsabilidade socioambiental e de lazer. Atualmente, o Herbário do JBRJ conta com 600.000 exsicatas de todos os grupos vegetais e fungos, sendo que cerca de 20 mil novas amostras são incorporadas anualmente. Destaca-se ainda a coleção de typus nomenclaturais, com cerca de 7.500 amostras. Toda esta coleção pode ser consultada on line por meio dos sistemas Jabot: e Herbário Virtual-Reflora.


Fonte: CNPq
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299