.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1178

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/07/2015



Plataforma JCR está em fase de migração


Desde 1975, o Journal Citation Reports (JCR) fornece informações estatísticas que auxiliam na obtenção de respostas para essas perguntas – sendo que o serviço está disponível na internet desde 1997. Para acompanhar a evolução do mercado, a Thomson Reuters desenvolveu para essa consolidada ferramenta online uma nova plataforma.

O novo ambiente virtual, que continua integrado ao Web of Science, está pronto para ser utilizado pelos usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e deve ser disponibilizado ainda este mês. Ele contém todas as edições do JCR assinadas pela Capes e funcionalidades adicionais, em comparação com a antiga plataforma.

A nova interface é mais dinâmica e interativa, permitindo que sejam feitas pesquisas específicas, refinando os resultados a serem mostrados, além de uma interação direta com as outras bases da Thomson Reuters. "A nova plataforma permite a comparação entre periódicos e a visualização de toda a coleção, incluindo as áreas de Ciências e Ciências Sociais e Humanidades conjuntamente", adianta a Solution Specialist da Thomson, Deborah Dias. De acordo com a especialista, os dados e resultados desses filtros podem ser baixados, salvos e compartilhados por e-mail, além de permitirem visualizações gráficas, pesquisas por diversos parâmetros, como open access, áreas do conhecimento ou intervalos de valores de fator de impacto, entre outras funcionalidades.

A base estatística JCR fornece um modo sistemático e objetivo de avaliar os principais periódicos de pesquisa do mundo. Ele oferece uma perspectiva exclusiva para avaliação e comparação de periódicos por meio da cumulação e tabulação de contagens de citações e artigos de praticamente todas as especialidades nos campos da ciência, ciências sociais e tecnologia. Para auxiliar na comparação, a ferramenta tem, por exemplo, os títulos mais frequentemente citados; os mais importantes; os que têm maior impacto; os artigos mais publicados; e dados da categoria do assunto para análise de desempenho. Ele avalia revistas de 3300 editores, cerca de 200 disciplinas e 60 países.

Adaptação
Nos próximos meses, os usuários terão tempo para se familiarizarem com o novo ambiente virtual e terão a oportunidade de participar de treinamentos para esclarecer dúvidas e aprender mais sobre o recurso. A tendência é que a antiga plataforma seja desativada somente em dezembro.

Para ficar por dentro das atualizações da ferramenta, acompanhe a Agenda de Treinamentos do Portal de Periódicos e os vídeos disponíveis na área de Materiais Didáticos.

Portal de Periódicos
Criado em novembro de 2000 para democratizar o acesso a conteúdos científicos de alto nível produzido no mundo, o Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 37 mil títulos com texto completo, 11 bases exclusivas para patentes e 126 bases referenciais, que em 2014 tiveram 65 milhões de consultas. Com 285 mil acessos diários, a ferramenta ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-Capes, além dos resumos de teses e dissertações defendidas no país.

Clique aqui e acesse o Portal de Periódicos da Capes.


Fonte: Capes, Com informações do Portal de Periódicos da Capes








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299