16/07/2015
SBQ participa da Reunião Anual da SBPC
Sociedades ouviram de autoridades presentes o compromisso com a manutenção de recursos para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
Realiza-se esta semana em São Carlos-SP a 67ª. Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC. O encontro, que congrega cientistas e estudantes de diversas áreas da Ciência, teve participação robusta da SBQ, que tem três ex-presidentes na diretoria e conselho da SBPC. Vanderlan Bolzani, professora do IQ-Unesp, de Araraquara, foi eleita vice-presidente da entidade e toma posse com a nova diretoria nesta quinta-feira, 16 de julho.
JaÃlson Bittencourt de Andrade, do IQ-UFBA, e Etelvino Bechara, do IQ-USP, também ex-presidentes da SBQ fazem parte do conselho da SBPC. "Nós nascemos dentro de uma Reunião Anual da SBPC, em 1977", lembra JaÃlson. "São duas sociedades com uma agenda com muitos pontos em comum e que têm uma relação quase umbilical."
|
|
JaÃlson B. de Andrade, da UFBA: "Evento fantástico, uniu cientistas, autoridades, indústria e estudantes"
|
Foto: Jardel Rodrigues – Divulgação/SBPC |
|
|
Os ministros da Educação, Renato Janine, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, participaram do evento. "Teve grande repercussão a presença dos ministros, que afirmaram seu compromisso com a Educação e o desenvolvimento da Ciência no Brasil", contou Adriano D. Andricopulo, presidente da SBQ. "A SBQ, junto com as demais sociedades cientÃficas, reconhece o empenho do governo em fazer o melhor nessa área, mas estamos atentos neste momento delicado da nossa economia e continuamos firmes e engajados em nosso compromisso com a Educação e a Ciência no paÃs", afirmou. Segundo o presidente da SBQ, um dos indicadores positivos da fala de Aldo Rebelo foi a garantia dada pelo ministro de que Ciência, Tecnologia e Inovação terão prioridade na segunda fatia dos royalties do pré-sal. "É importante acompanharmos as ações do Governo Federal que garantam a efetivação deste compromisso", completou.
A presidente reeleita da SBPC, Helena Nader, disse em seu discurso de abertura que a produção cientÃfica brasileira vem crescendo em número e qualidade. Mas a irregularidade de recursos e a descontinuidade das polÃticas públicas poderá levar, em pouco tempo, à sua estagnação e atingirá, sobretudo, os jovens pesquisadores ainda em fase de afirmação. "Reconhecemos o esforço que o MCTI vem empreendendo na busca de novas fontes de financiamento, inclusive no exterior. Porém, reiteramos a urgência de retirar o financiamento do programa Ciência sem Fronteiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico, o FNDCT, que não foi desenhado para esse propósito. Em relação aos recursos provenientes da exploração do petróleo e do pré-sal, continuamos a reiterar que 50% do fundo social sejam destinados à ciência e tecnologia", disse, a uma plateia estimada em 1,2 mil pessoas.
|
|
Helena Nader, presidente da SBPC: "reiteramos a urgência de retirar o financiamento do programa Ciência sem Fronteiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico, o FNDCT, que não foi desenhado para esse propósito."
|
Foto: Jardel Rodrigues – Divulgação/SBPC |
|
|
Andricopulo proferiu uma conferência sobre doenças tropicais negligenciadas – tema de pesquisa que realiza no Laboratório de QuÃmica Medicinal e Computacional da USP-São Carlos, que foi motivo de elogios do ministro Aldo Rebelo, como um dos exemplos da boa pesquisa cientÃfica feita no PaÃs. E também participou de vários encontros com gestores de Educação e Ciência e autoridades (ver link abaixo).
"Foram dias muito proveitosos, tanto na parte cientÃfica quanto na parte institucional", declarou Andricopulo. "Como decorrência das conversas durante a RA, teremos uma reunião marcada para a próxima semana em BrasÃlia no MCTI para falarmos de "bioindústria'", observou.
O presidente da SBQ também coordenou uma mesa-redonda sobre o Congresso da IUPAC 2017, que será realizado em São Paulo, de 9 a 14 de julho. A sessão teve a participação dos professores Fernando Galembeck (ex-presidente e membro do conselho consultivo da SBQ), JaÃlson Bittencourt de Andrade (representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde é Secretário de PolÃticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento) e de Fernando Figueiredo, presidente da Associação Brasileira da Indústria QuÃmica, Abiquim.
Dentro da programação do evento houve uma sessão de homenagens aos 30 anos do MCTI. "É um órgão que mudou a cara da ciência e tecnologia verde amarela, devido a institucionalização de um sistema de pesquisa básica, aplicada e inovação, praticamente inexistente na metade do século 20, quando foram instituÃdos o CNPq e a CAPES. Nestes poucos anos em se tratando dos esforços feitos para consolidar a ciência e tecnologia, o Brasil progrediu sobremaneira, sendo hoje destacado em vários setores responsáveis pelo avanço tecnológico nacional," escreveu a professora Vanderlan Bolzani, em artigo para o Jornal da Ciência.
Veja matéria da SBPC no Facebook sobre a Conferência de Doenças Tropicais Negligenciadas:
|
Mais informações sobre o assunto:
67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Atividades da SBQ na 67ª Reunião Anual da SBPC
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|