23/07/2015
Realização do principal evento de quÃmica terá grande impacto, prevê secretário
O Brasil sediará a 49ª Assembleia Geral da União Internacional de QuÃmica Pura e Aplicada. Na 67ª Reunião Anual SBPC, Jailson Andrade destacou a participação dessa ciência nos desafios globais e na economia brasileira
Em 2017, o Brasil sediará a 49ª Assembleia Geral da União Internacional de QuÃmica Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês), que ocorrerá pela primeira vez, em 100 anos, na América do Sul. O evento internacional, o principal dessa área de conhecimento, foi apresentado no dia 15/07 em mesa-redonda da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
De acordo com o secretário de PolÃticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Jailson Andrade, as soluções dos grandes problemas globais passam pela quÃmica. "Esta ciência é valorizada por todos os que trabalham por mais qualidade de vida para o maior número possÃvel de pessoas em todo planeta", disse. "Esse evento terá um grande impacto nessa área, que é uma das mais dinâmicas da economia brasileira."
O presidente da Sociedade Brasileira de QuÃmica (SBQ), Adriano Adricopulo, avalia que o evento abrirá portas para a indústria quÃmica do PaÃs. "Cada vez mais cientistas brasileiros colaboram para o conhecimento global e suas contribuições são percebidas e reconhecidas. Estudantes brasileiros no exterior são frequentemente elogiados e a indústria se destaca nas estatÃsticas globais", afirmou.
As ações da SBQ para a realização da Iupac 2017 foram iniciadas em 2010. A estrutura da candidatura do Brasil se consolidou em pilares fundamentados em aspectos cientÃficos, sociais e históricos. A mesa-redonda também contou com a presença do presidente da Associação Brasileira da Indústria QuÃmica (Abiquim), Fernando Figueiredo.
A associação conta com cerca de 5 mil membros. Para mais informações sobre o evento, acesse www.sbq.org.br.
Fonte: MCTI
Link da notÃcia
O 46th World Chemistry Congress será realizado em São Paulo, de 09 a 14 de Julho de 2017.
|