.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1180

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



23/07/2015



Assembleia Geral da SBPC aprova envio de carta à presidente Dilma


Por unanimidade, os sócios da entidade aprovaram documento que solicita a revogação dos cortes nas áreas de Educação e Ciência decorrentes do ajuste fiscal

Em assembleia geral realizada no dia 16/07, no Teatro Florestan Fernandes, campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membros da comunidade científica e acadêmica de todo o País, aprovaram por unanimidade o envio de uma carta para a presidente Dilma Rousseff, onde reivindicam a revogação dos cortes no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O impacto provocado pelo ajuste fiscal atingiu, principalmente, os mais de cinco mil programas de pós-graduação, distribuídos por todo o território nacional em atividades como mobilidade de pesquisadores, participação em congressos e bancas de qualificação, equipamentos e insumos para laboratórios. O documento também aponta que o "financiamento de programas como o dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), edital Universal, Pró-Infra (Programa de Infraestrutura) da FINEP, e tantos outros, não podem sofrer cortes e descontinuidades".

Na carta, enviada no dia 17/07 à presidente da República, os cientistas salientam o equívoco de retirar investimentos das áreas de Educação e Ciência, e a necessidade de manter a coerência com o lema Pátria Educadora. "Quando o Governo Federal propôs fazer sua parte no objetivo de nos transformarmos em uma pátria educadora, a SBPC, sociedades científicas a ela associadas e um sem número de instituições – ligadas ou não aos temas de educação – e certamente milhões de brasileiros viram nesse slogan um fator de estímulo, crença e renovação de esperanças de que o Brasil estava dando um passo firme rumo à superação de seu déficit educacional. Com a confirmação do corte de verbas de custeio e de capital para a educação, a sociedade recebe uma sinalização oposta à prioridade máxima do governo", diz a carta. Leia o texto na íntegra aqui.

Posse da diretoria

Ainda durante a assembleia geral tomaram posse os novos membros da diretoria da SBPC. A presidente Helena B. Nader (Unifesp), que teve o seu mandato renovado por mais dois anos, os vice-presidentes Ildeu de Castro Moreira (UFRJ) e Vanderlan da Silva Bolzani (Unesp), e a secretária geral Cláudia Masini d´Ávila Levy (Fiocruz). Os demais membros da nova diretoria são os secretários Ana Maria Bonetti (UFU), Maíra Baumgarten (UFRGS), e Adalberto Luís Val (INPA); o primeiro tesoureiro Walter Colli (USP), e o segundo tesoureiro José Antonio Aleixo da Silva (UFPE).

Homenagem

Na abertura da assembleia geral, a presidente Nader prestou homenagem ao professor Nilson Gandolfi, que criou e foi o primeiro secretário regional da SBPC em São Carlos (SP) com mandato exercido entre 1963 e 1972. O engenheiro e geólogo Gandolfi, chamado ao palco, lembrou que na década de 1960 houve intenção de realizar uma reunião anual da SBPC em São Carlos, mas na época não havia infraestrutura na cidade. "A USP aqui era muito pequena e a UFSCar ainda não existia. Estou muito feliz em ver a reunião anual acontecer agora", comemorou Gandolfi. Ele aproveitou a oportunidade para entregar à presidente da SBPC uma pasta contendo toda a correspondência que trocou com os diretores da época. Helena Nader disse que os documentos serão incorporados ao Projeto Memória da SBPC.

Também durante a assembleia o representante da comunidade indígena, Edinaldo Rodrigues, fez a leitura de um documento preparado pelos organizadores e participantes da SBPC Indígena. No documento eles afirmam que a tenda do evento foi um sucesso de público e os debates mostraram as relações entre a ciência e os conhecimentos tradicionais das comunidades indígenas. Edinaldo comentou que o grupo considera fundamental a realização da SBPC Indígena nas próximas reuniões anuais, assim como uma ampliação do espaço e mais integração com as outras atividades da programação científica.

Próximas reuniões

Durante a assembleia a presidente da SBPC anunciou os locais já confirmados para as próximas duas reuniões anuais. A 68ª. Reunião Anual, em julho de 2016, será realizada na Universidade do Sul da Bahia, em Porto Seguro, e a 69ª. Reunião Anual, em julho de 2017, acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.


Fonte: Fabíola de Oliveira / SBPC
Link da notícia








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299