.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1180

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



23/07/2015



Regional de MS realizará encontro estadual para alavancar participação na 39ª. RA


Química cresce na região, impulsionada pela vocação sucro-alcooleira e pelo estudo dos biomas Cerrado e Pantanal

O estudo da Química em Mato Grosso do Sul é uma atividade recente, porém promissora e em crescimento. A avaliação é do secretário regional da SBQ-MS, Nelson Luis de Campos Domingues, professor da Universidade Federal da Grande Dourados, localizada no sul do estado.

Prof. Nelson Luis de Campos Domingues, da UFGD: "O ânimo é muito grande e estamos organizando o primeiro encontro da SBQ-MS como uma forma de divulgar a RA e estimular os químicos desta região a se envolverem na Sociedade"

Mato Grosso do Sul é um dos três estados do Centro-Oeste em que a SBQ tem representação organizada. A regional foi criada em 2012 e se prepara para participar ativamente da organização da 39ª. Reunião Anual da SBQ, a ser realizada em Goiânia-GO, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

"O ânimo é muito grande e estamos organizando o primeiro encontro da SBQ-MS como uma forma de divulgar a RA e estimular os químicos desta região a se envolverem na Sociedade", conta Domingues. O primeiro encontro regional da SBQ-MS será realizado em Dourados de 5 a 8 de outubro, com o tema "Educação, Ciência e Tecnologia no Cerrado: onde estamos e para onde vamos".

A biodiversidade do Pantanal é um dos fatores que impulsionam a Química no Mato Grosso do Sul

"Este evento será importantíssimo para alavancarmos a participação sulmatogrossense na 39ª. RASBQ. É nas RASBQs que nos integramos, expomos nossas dificuldades, e temos a chance de sair da nossa região", atesta Domingues. Ele acredita que a participação de estudantes, professores e pesquisadores do estado na 39ª. RASBQ pode chegar a 500 pessoas.

Segundo o professor, no Mato Grosso do Sul, a Química encontra impulso na atividade sucroalcooleira e na síntese de derivados, modificação estrutural e exploração de extratos naturais provenientes dos biomas Cerrado e Pantanal. "Também temos visto muitos pesquisadores interessados na questão de saúde animal, mas ainda temos o desafio de incrementar as pesquisas com saúde humana", explica o secretário regional da SBQ.

O estado forma anualmente cerca de 60 químicos na graduação e 80 na licenciatura. Alguns ficam no Mato Grosso do Sul e outros vão fazer pós-graduações nos grandes centros. "Avalio esta juventude como extremamente interessada. Eles reconhecem na graduação a oportunidade da vida e geralmente querem seguir com os estudos", conta Domingues.

Atualmente a SBQ tem apenas 23 associados no estado. Em 2012, quando a regional foi criada, havia 73, entre colaboradores e efetivos, talvez ainda por reflexo do Ano Internacional da Química (2011). "Temos que divulgar a SBQ constantemente para crescer o número de associados", observa Domingues.

Os cursos que estão vinculados com a área de química conforme o CRQ XX região são:

1. Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, curso de Graduação em Licenciatura em Química e Bacharelado em Química, Campus de Dourados; Pós-Graduação em Química (mestrado);

2. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, curso de Graduação em Licenciatura em Química, Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas e Engenharia Ambiental, Campus de Campo Grande; Pós-Graduação em Química (mestrado e doutorado); Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (mestrado e doutorado)

3. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, curso de Graduação em Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial, Campus de Dourados;

4. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, curso de Graduação em Licenciatura em Química, Campus de Naviraí;

5. Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Campus de Campo Grande; Pós Graduação em Biotecnologia (mestrado), Pós Graduação em Ciências Ambientais (mestrado e doutorado);

6. Universidade Anhanguera – UNIDERP, curso de Graduação em Gestão Ambiental, Campus de Campo Grande; Pós Graduação em Produção e Gestão Agroindustrial (mestrado);

7. Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – IFMS, curso de Graduação em Licenciatura em Química, Campus de Coxim.

Para saber mais sobre a I SBQ MS: http://www.sbqms.com.br/


A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016. Reserve sua agenda. Juntos, vamos fazer mais uma grande RA!


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299