.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1181

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/07/2015



Escola de Ciência Avançada SyncLight 2015 reúne 96 estudantes e 21 pesquisadores renomados em torno das técnicas e aplicações com uso de luz síncrotron


De 13 a 24 de julho, 96 jovens pesquisadores de 17 países e 27 diferentes nacionalidades se reuniram no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas-SP, a fim de aprenderem sobre as técnicas baseadas em luz síncrotron de um modo abrangente.

SyncLight 2015, a São Paulo School of Advanced Sciences (ESPCA) on Recent Developments in Synchrotron Radiation, teve como objetivo principal apresentar várias novas possibilidades experimentais que as fontes de luz síncrotron de última geração estão abrindo para pesquisa científica em diferentes disciplinas.

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e organizada juntamente pelo LNLS e a American Physical Society (APS), as duas semanas da Escola promoveram treinamento para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de física, química, biologia, geociências, medicina, e engenharia e ciência dos materiais, entre outras. A característica interdisciplinar da Escola foi projetada para promover intercâmbios frutíferos entre estudantes e pesquisadores relacionados a essas diferentes disciplinas.

O LNLS, localizado no campus do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), foi a sede perfeita desta Escola, considerando que o laboratório está atualmente envolvido no desenvolvimento e construção do Sirius, a nova fonte de luz sincrotron brasileira. Sirius foi projetado para ser uma das mais brilhantes fontes no mundo.

O principal objetivo do SyncLight 2015 foi preparar e estimular a nova geração de usuários que se beneficiará dessa nova grande ferramenta científica que estará em operação em 2018. Este objetivo foi atingido graças ao nível diferenciado dos palestrantes e à participação entusiasmada dos estudantes, como destacado por uma das principais palestrantes, Cinzia Giannini (CNR, Itália): "A atmosfera foi extremamente estimulante, a escola perfeitamente organizada e eu realmente adorei ter feito parte dela."

Palestras
Antonio José Roque da Silva, diretor do LNLS, que apresentou o projeto do Sirius e a luz síncrotron como uma das principais ferramentas para pesquisa, deu boas-vindas aos participantes do SyncLight 2015. Na palestra seguinte, do Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, este destacou a importância do programa da ESPCA para melhorar intercâmbios relevantes entre as instituições científicas e os pesquisadores do estado de São Paulo e do exterior. Após eles outros 21 pesquisadores de relevância vindos de diversas partes do mundo apresentaram os tópicos científicos, 7 deles do Brasil e 14 de outros países. Ao todo, foram ministradas 34 palestras.

Algumas das técnicas avançadas cobertas foram óticas de raios-x, difração de raios-x, espectroscopias de raios-x, espalhamento elástico e inelástico de raios-x, imageamento com nanofoco de raios-x e altas pressões com raios-x, distribuídas em diferentes áreas de aplicação, como medicina, catálise, meio ambiente, materiais magnéticos, síntese de diamante, solo e plantas, entre outros.

Maria Carmem Asensio (Soleil, França), que deu uma palestra sobre a espectroscopia de foto emissão do ângulo resolvido, considerou a Escola uma experiência agradável para todos: "Espero que seja a origem de muitos projetos positivos num futuro próximo, especialmente para o público jovem", destacou.

Os palestrantes foram Aldo Craievich (Universidade de São Paulo, Brazil), Andrea Dessen (Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS, France), Cinzia Giannini (Consiglio Nazionale delle Ricerche – CNR, Italy), Dalton Abdala (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS/CNPEM, Brazil), Daniel Haskel (APS, Argonne National Laboratory, USA), Daniela Zanchet (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Brazil), Dennis M. Mills (APS, Argonne National Laboratory, USA), Donald Sparks (University of Delaware), Eduardo Granado (Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Brazil), Ercan Alp (APS, Argonne National Laboratory, USA), Ian Robinson (UCL – London Centre for Nanotechnology, UK), Jianwei Miao (University of California – UCLA, USA), Julio Criginski Cezar (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS/CNPEM, Brazil), Liu Lin (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS/CNPEM, Brazil), Maria Carmen Asensio (Soleil Synchrotron, France), Mario T. Murakami (Laboratório Nacional de Biociências – LNBio/CNPEM, Brazil), Narcizo Marques (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – LNLS/CNPEM, Brazil), Pieter Glatzel (European Synchrotron Radiation Facility – ESRF, France), Ruben Reininger (APS, Argonne National Laboratory, USA), Ryan V. Tappero (NSLS, Brookhaven National Laboratory, USA) and Simo Huotari (University of Helsinki, Finland). As palestras dadas por cada palestrante estão detalhadas aqui.

Práticas em técnicas relacionadas ao Síncrotron
Durante as tardes, a Escola também ofereceu tutoriais e experimentos práticos para os participantes nas atuais 17 linhas de luz disponíveis no síncrotron do LNLS. Houve também tutoriais sobre o acelerador em si, detectores de raios-x e óticas de raios-x. Apresentado e acompanhado pelos pesquisadores do LNLS, os tutoriais abrangeram espectroscopia, difração e técnicas de imagemento.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar as obras de construção do Sirius, próximas ao campus do CNPEM. Durante a visita, eles puderam caminhar sobre o futuro túnel de armazenamento do anel e aprender sobre os desafios envolvidos em uma construção com exigências mecânicas e de estabilidade sem precedentes.

De acordo com Esen Ercan Alp, cientista sênior no Argonne National Laboratory e representante da APS (American Physical Society), instituição co-organizadora do evento, a Escola conseguiu atrair alguns dos melhores jovens pesquisadores no mundo, juntamente com os principais cientistas para lecionar: "Complementada com um excelente conjunto de tutoriais e experimentos práticos à tarde, a Escola promoveu uma oportunidade sem precedente para os estudantes e os pesquisadores de pós-doutorado, vindos do mundo todo".

Ercan também destacou a importância da iniciativa do programa ESPCA para o sucesso da Escola: "A visão da agência financiadora, FAPESP, no sentido de tornar o Brasil um país de destino para jovens talentos, só pode ser alcançado mostrando as oportunidades que existem nos laboratórios de pesquisa e nas universidades. Assim, um dos aspectos importantes da Escola, de explicar e mostrar as reais oportunidades disponíveis no Brasil, foi cumprida, com estudantes compartilhando 13 dias com seus próprios pares".

Sobre o ESPCA
O SyncLight 2015 faz parte da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), da FAPESP, que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo. Espera-se que cada ESPCA ofereça cursos de curta duração (aproximadamente duas semanas) em temas avançados em ciência e tecnologia, contribuindo para a formação dos jovens participantes. Por meio dessa iniciativa a FAPESP espera estabelecer, no estado de São Paulo, um polo de atração para pesquisadores de talento.

Sobre o LNLS
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas (São Paulo), o LNLS é responsável pela operação da única fonte de luz sincrotron da América Latina, aberta ao uso das comunidades acadêmica e industrial. O sincrotron brasileiro possui hoje 18 estações experimentais – chamadas linhas de luz –, voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética desde o infravermelho até os raios X.

O LNLS está neste momento construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo. Sirius abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras.

Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de terceira geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.


Fonte: Luciana Noronha (Assessoria de Imprensa do CNPEM)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299