.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1182

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



06/08/2015



SBQ vai à Coreia do Sul para o Congresso Mundial de Química, e anuncia a IUPAC 2017 no Brasil à comunidade internacional


Em Busan na Coreia, comunidade química mundial faz seu último mega-evento antes do que será realizado em São Paulo; SBQ terá estande de divulgação


Começa no próximo domingo em Busan, na Coreia do Sul, o 45º Congresso Mundial de Química, a IUPAC 2015. O evento reúne cerca de 3 mil pesquisadores, professores e estudantes e terá a presença de quatro prêmios Nobel. Uma comitiva da SBQ estará na Coreia para participar tanto da parte científica quanto da institucional, pois a próxima edição do evento será realizada no Brasil, em 2017.

  Slide promocional criado para divulgar a IUPAC 2017. O Brasil passa a ser o centro das atenções da química mundial

"Trata-se de uma viagem estratégica importantíssima", conta Adriano D. Andricopulo, presidente da SBQ e presidente da IUPAC 2017. "Teremos uma agenda extensa, com diversas reuniões com a diretoria da IUPAC e com outras sociedades científicas de química, pois assim que terminar este evento, em 14 de agosto, o Brasil será o centro mundial da Química. Estamos articulando uma ampla agenda de eventos preparatórios para a IUPAC 2017, uma ação fundamental que conta com a coordenação do professor Jailson Bittencourt de Andrade, ex-presidente da SBQ. Também vale destacar a nossa parceria com a ABIQUIM na promoção e organização de um evento que represente a união entre a academia e a indústria nacional."

A IUPAC, União Internacional para a Química Pura e Aplicada é uma instituição científica global, criada em 1919 por químicos acadêmicos e industriais. É reconhecida como autoridade em nomenclatura, terminologia, padronização de métodos de pesos e medidas, peso atômico e outros dados químicos. A SBQ é afiliada à IUPAC e tem a professora Vanderlan Bolzani (UNESP) como sua representante junto ao órgão internacional.

Em Busan, Andricopulo apresentará em dois momentos o congresso IUPAC 2017 – que será realizado em São Paulo, de 9 a 14 de julho – : na assembleia geral da IUPAC, no dia 13, que reúne os representantes de todos os países afiliados à IUPAC; e no encerramento do Congresso, quando oficialmente o Brasil assume as rédeas do maior evento da comunidade química mundial. "Será um momento histórico para a SBQ e para a química brasileira", concluiu Andricopulo.

Fazem parte da comitiva da SBQ, além de Andricopulo, Luiz Henrique Catalani, vice-presidente da SBQ, Luiz Fernando Silva Jr, secretário-geral, e Vanderlan Bolzani, ex-presidente.

A SBQ terá um estande exclusivo na feira de exposições do evento, em que divulgará o Brasil como o próximo destino da química mundial. Renata Pozza, executiva da empresa MCI, que organiza o estande em Busan e fará a parte operacional do evento em São Paulo, conta que serão distribuídos brindes típicos da cultura brasileira, além de vídeos concedidos pela Embratur e pelo São Paulo Convention and Visitors Bureau mostrando toda a riqueza de nossa cultura e as belezas regionais, atrativos turísticos do País. "Além disso, uma pessoa da nossa equipe vai só para coordenar a prospecção de patrocinadores. Vamos levar um guia de comercialização e fazer um trabalho de abordagem dos expositores que estarão presentes no evento desse ano, pois muitas dessas empresas são internacionais e tem grande interesse em participar do evento no Brasil também", afirma Renata.

  Exemplo do estande padronizado na IUPAC 2015. SBQ distribuirá brindes típicos brasileiros e veiculará filmes sobre a vocação turística do País

Para Luiz Fernando da Silva Jr, o evento de Busan marca uma nova fase da organização do IUPAC 2017. "Em 2010 a SBQ iniciou um grande esforço para conseguir sediar o 46th World Chemistry Congress da IUPAC em 2017, o que foi recompensado em agosto de 2013 na Turquia (IUPAC 2015) com a decisão favorável. Desde então a SBQ tem trabalhado na definição do local do evento, bem como em outros aspectos da organização. E agora é a hora de lançar oficialmente o evento para a comunidade científica", explicou. O secretário geral da SBQ informou que mais de 150 kg de material de divulgação foram levados a Busan.

  Comitiva levou mais de 150 kg de material de divulgação

Vanderlan Bolzani, professora da Unesp e conselheira da SBQ, participa da programação científica da IUPAC 2015 com uma conferência no módulo "Síntese de Produtos Naturais". Vanderlan, que é vice-coordenadora do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), vai apresentar a base de dados de 640 substâncias isoladas de espécies vegetais da Mata Atlântica e do Cerrado, realizada pelos pesquisadores do núcleo de pesquisa NuBBE, e abordará a importância da informação sobre a química de produtos naturais para identificar substâncias bioativas e planejar o estudo racional envolvendo modelagem molecular, química medicinal e síntese orgânica. "Este banco de dados, resultado de 15 anos de pesquisa no Biota-FAPESP reúne dados botânicos, farmacológicos e químicos de metabólitos secundários dessas espécies que vêm sendo investigadas nos últimos anos, e pode ser a semente de uma grande base de dados da biodiversidade brasileira. No exterior, essa base de dados têm tido grande repercussão o que nos incentiva a uma ação ainda maior e ousada, uma base de dados nacional", declarou Vanderlan.

Para saber mais sobre a IUPAC: http://www.iupac.org/

Para saber mais sobre a IUPAC 2015: http://www.iupac2015.org/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299