20/08/2015
SBQ volta de Coreia do Sul sob os holofotes da quÃmica mundial
Agora todos os esforços convergem para a organização do Congresso Mundial de QuÃmica em São Paulo, em 2017
Foi dada oficialmente a largada para o maior encontro da comunidade quÃmica mundial, que será realizado no Brasil, em 2017. O Congresso Mundial de QuÃmica, IUPAC 2017, da União Internacional de QuÃmica Pura e Aplicada, foi apresentado pela comitiva da SBQ que esteve em Busan, na Coreia do Sul, para o encontro que antecedeu o que será realizado no Brasil.
A SBQ montou um estande onde divulgou os atrativos do Brasil e o local em que o evento será realizado – o WTC Sheraton, em São Paulo.
| |
O estande da SBQ na IUPAC 2015 atraiu estudantes e pesquisadores de todo o mundo.
|
| |
Estudantes pediram para tirar foto com Adriano D. Andricopulo, presidente da SBQ.
|
"A comunidade quÃmica mundial estará agora com os olhos voltados para o Brasil aguardando todas as novidades. O ritmo de trabalho irá aumentar consideravelmente para todos os envolvidos na organização do evento", afirma Adriano D. Andricopulo, presidente da SBQ e presidente do IUPAC 2017. Ele liderou a comitiva brasileira que contou com os Profs. Luiz Henrique Catalani, vice-presidente da SBQ e coordenador do Comitê Local do IUPAC 2017, Vanderlan Bolzani, ex-presidente e atual conselheira da SBQ e Luiz Fernando Silva Jr., secretário geral da SBQ e secretário geral do IUPAC 2017. Participaram também do evento as executivas da MCI, Renata Pozza e Heloisa Pocetti, empresa responsável pela organização do congresso em São Paulo.
"O estande da SBQ foi frequentado por diversos estudantes, professores e pesquisadores de todo o mundo. Foi perceptÃvel a animação para participar do IUPAC 2017 e conhecer o Brasil", declarou Luiz Fernando Silva Jr.
| |
Andricopulo com Hong-Seok Kim, presidente da Korean Chemical Society
|
| |
Comitiva da SBQ na IUPAC 2015: Heloisa Pocetti, Renata Pozza (MCI), Adriano D. Andricopulo, Vanderlan Bolzani, Luiz Henrique Catalani e Luiz Fernando Silva Jr.
|
Os professores Andricopulo e Catalani apresentaram o IUPAC 2017 em dois momentos em Busan: na Assembleia Geral da organização e na sessão de encerramento do encontro. As apresentações foram acompanhadas pelos membros da direção da IUPAC, bem como por representantes de diversas organizações cientÃficas. Além de uma apresentação sobre a SBQ, o planejamento do evento foi exibido em detalhes incluindo a infraestrutura local para a sua realização. "Foi nÃtida a empolgação de muitos alunos que inclusive fizeram fila para tirar fotos ao lado do Prof. Adriano", contou Silva Jr.
Ao longo de todo o evento foram realizados diversos contatos, que culminaram em convites para próximos eventos da SBQ. As novidades serão apresentadas em breve.
Os congressos mundiais da IUPAC são eventos de altÃssimo nÃvel cientÃfico – e não será diferente em 2017, no Brasil. Na edição de Busan, houve quatro plenárias de prêmios Nobel e uma diversidade muito grande de temas tratados durante os seis dias do evento. "Até 12 sessões em paralelo ocorriam ao longo do dia, com apresentações de pesquisadores de destaque de todo o mundo. Será um extraordinário desafio organizar um evento deste porte no Brasil. O nosso compromisso é realizar um trabalho de excelência em todos os aspectos", observa o presidente da SBQ.
Os docentes brasileiros estiveram envolvidos em atividades cientÃficas durante o evento, com destaque para a conferência proferida pela Profa. Vanderlan Bolzani, que contou com grande público no módulo "SÃntese de Produtos Naturais". Vanderlan apresentou a base de dados NUBBEDB de 640 substâncias isoladas de espécies vegetais da Mata Atlântica e do Cerrado. O professor Amos Smith III, do Departamento de QuÃmica da Universidade da Pensylvania e editor-chefe do periódico Organic Letters, da American Chemical Society, gostou muito da conferência e pediu pessoalmente cópias de publicações sobre a pesquisa coordenada por Vanderlan.
A longa viagem de quase 20 mil quilômetros até Busan e o fuso de 12 horas à frente do horário de BrasÃlia, não desanimaram a comitiva brasileira que participou ainda de reuniões importantes com a diretoria da IUPAC, com as comitivas da ACS (American Chemical Society) e da RSC (Royal Society of Chemistry), bem como com membros da diretoria da Sociedade Coreana de QuÃmica, tendo como pauta principal o Congresso Mundial de QuÃmica no Brasil.
A página do IUPAC 2017 foi recentemente lançada com informações gerais e será atualizada constantemente. Também é possÃvel acompanhar as novidades através do Facebook e do Instagram. Curta estas páginas e fique por dentro de todas notÃcias!
Página da IUPAC 2017 no Facebook
Site da IUPAC 2015
Site da IUPAC
Marque desde já na sua agenda!
São Paulo, de 9 a 14 de julho de 2017, no WTC.
Reserve os seus melhores resultados para apresentar um excelente trabalho!
Em 2017, teremos a oportunidade única de ter o Congresso Mundial de QuÃmica da IUPAC no Brasil, evento que será realizado pela primeira vez na América do Sul em quase 100 anos de história!
Texto: Mario Henrique Viana (Assessor de imprensa da SBQ)
|