05/11/2015
Minas Gerais reúne mais de 600 quÃmicos para falar dos desafios da expansão e da internacionalização
29º Encontro Regional da SBQ-MG teve predomÃnio de trabalhos de Orgânica, Ambiental e Materiais
Foi realizado no último final de semana, em Belo Horizonte, o 29º Encontro Regional da SBQ-MG, com a participação de mais de 600 quÃmicos, que apresentaram mais de 420 trabalhos. O encontro, organizado pela UFMG, o CEFET-MG e a SBQ-MG, teve como tema "QuÃmica nas Gerais: Expansão e Internacionalização".
|
Mesa de abertura, a partir da esquerda: Prof. Dario Windmoller, chefe do Departamento de QuÃmica da UFMG; Prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig; Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, reitora em exercÃcio da UFMG; Profa. Angela de Mello Ferreira, do CEFET/MG; Prof. Adriano D. Andricopulo, presidente da SBQ; Profa. Glaura Goulart Silva, UFMG, presidente da comissão organizadora; Profa. Raquel Mambrini, CEFET/MG, vice-presidente da comissão organizadora; Profa. Hállen Calado, UFMG; Prof. Wagner José Pedersoli, presidente do CRQ/MG
|
"São questões muito importantes aqui em Minas, onde vimos um crescimento acelerado, nos últimos cinco anos, dos cursos de quÃmica e correlatos oferecidos", explica a professora Glaura Goulart Silva, do Departamento de QuÃmica da UFMG e secretária regional da SBQ no estado. Segundo ela, hoje existem 13 instituições de ensino com cursos de quÃmica e correlatos, número que vem aumentando desde a implementação do Reuni, programa federal de expansão de universidades federais. "Temos o desafio de manter a qualidade do ensino e pesquisa e aprender a trabalhar de forma colaborativa, porque se aumentou o número de cursos, professores e alunos, não tivemos um aumento proporcional dos recursos federais e estaduais", explica a professora.
|
Exposição de pôsteres foi organizada de modo que todos puderam discutir seus trabalhos com a comissão cientÃfica.
|
Ela conta que a maior internacionalização, ou seja, um maior intercâmbio entre as instituições mineiras e estrangeiras é uma meta a ser buscada no intuito de aumentar a qualidade da pesquisa cientÃfica no estado. "É muito importante que tenhamos acordos com instituições de fora do PaÃs, tanto para que nossos alunos saiam para conhecer pesquisas de alto nÃvel, como para que possamos receber mais professores e pesquisadores estrangeiros", observa Glaura. Essa foi a primeira vez que o ERSBQ-MG trouxe conferencistas estrangeiros para participar desta discussão. "Tivemos uma mesa redonda com este tema, com a participação muito importante da professora Vanderlan Bolzani (Unesp), ex-presidente da SBQ, e o evento contou com quatro cientistas estrangeiros proferindo palestras", revelou a secretária regional da SBQ.
|
Professor Andricopulo, presidente da SBQ, falou na conferência de abertura sobre as oportunidades na quÃmica de descobrir novos fármacos
|
A conferência de abertura foi feita pelo presidente da SBQ, professor Adriano D. Andricopulo, que falou sobre o trabalho que realiza na USP de São Carlos: "Descobertas de novos fármacos: um universo molecular de oportunidades". "Foi muito gratificante e animador ver tantos quÃmicos jovens motivados por apresentar seus trabalhos e assistir à s conferências de alto nÃvel. Os encontros regionais da SBQ têm esta caracterÃstica de, muitas vezes, ser a primeira experiência do estudante com eventos cientÃficos", afirmou o professor Andricopulo.
Dos trabalhos apresentados, mais da metade foram das áreas de Orgânica, Materiais e Ambiental. Para a professora Glaura, isso reflete em parte a vocação da QuÃmica em Minas Gerais. "Somos um estado com muita mineração e agronegócio, e isso reforça a importância da quÃmica ambiental, sobretudo na questão de tratamento de efluentes e resÃduos. Já QuÃmica de Materiais é muito forte em todo o Brasil e não seria diferente aqui", pondera.
Em termos de público, dos 622 participantes, 58% são alunos de graduação e 25% alunos de pós-graduação. "Nosso evento tem a caracterÃstica de ser massivamente frequentado por estudantes, que nem sempre têm a oportunidade de ir à s RASBQs. Posso dizer que os estudantes presentes estavam com alto grau de entusiasmo, verificado pelas salas cheias e pela animação na sessão de pôsteres. Foi muito difÃcil para a comissão de avaliação escolher os pôsteres agraciados com premiação entre os muitos trabalhos de qualidade.", destacou Glaura.
|
Professora Glaura, secretária regional da SBQ-MG, segunda à esquerda, com
a comissão organizadora do Encontro
|
Segundo ela, a SBQ tem hoje 237 associados em Minas Gerais. "Vamos falar bastante com toda a comunidade quÃmica para aumentar o número de associados, com vistas à 39ª RA", declarou a professora.
Para saber mais:
Site do 29º ERSBQ-MG
Página do 29º ERSBQ-MG no Facebook
Página da regional Minas Gerais no site da SBQ
Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ
|