.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1195

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/11/2015



Minicurso na 39ª RA: "Propriedades e aplicações dos nanocatalisadores", com as Profas. Maria do Carmo Rangel Santos Varela (coordenadora) e Emilia Celma de Oliveira Lima


Maria do Carmo Rangel Santos Varela

Durante a 39ª Reunião Anual da SBQ teremos diversos minicursos sobre o estado da arte de importantes tópicos.

As Profas. Maria do Carmo Rangel Santos Varela da UFBA (coordenadora), e Emilia Celma de Oliveira Lima da UFG, irão ministrar um minicurso intitulado "Propriedades e aplicações dos nanocatalisadores" para pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação.


Programa:

1. Efeitos de tamanho e propriedades das nanopartículas
Definição e aspectos das nanopartículas. Ponto de fusão, tensão superficial e molhabilidade. Área superficial específica e poros. Estrutura cristalina e propriedades de superfície. Propriedades mecânicas, elétricas e magnéticas.

2. Métodos de preparação de nanopartículas e de nanocatalisadores
Exemplos de métodos de síntese de nanopartículas de metais, ligas metálicas e óxidos metálicos. Funcionalização de nanopartículas e preparação de suspensões coloidais. Princípios dos métodos de preparação de nanocatalisadores. Impregnação, Coprecipitação. Deposição-precipitação. Adsorção de ânions. Método sol-gel. Deposição química a vapor. Deposição fotoquímica. Técnicas sonoquímicas. Técnicas de spray.

3. Aplicações dos nanocatalisadores
Definição e propriedades dos nanocatalisadores. Propriedades catalíticas de nanopartículas de ouro. Oxidação no monóxido de carbono. Oxidação seletiva de hidrocarbonetos e outros compostos. Reações envolvendo hidrogênio. Reação de deslocamento de vapor d´água. Reações de importância ambiental. Reatividade de outras nanopartículas metálicas. Propriedades catalíticas de nanopartículas de óxidos inorgânicos.


Informações Gerais sobre os minicursos:

Local: Centro de Convenções de Goiânia, Goiânia, Goiás
Data: terça, 30/maio/2016 a quinta, 02/junho/2016
Horário: 8:00 às 10:00 h.

  • Apenas inscritos na 39ª RASBQ podem se inscrever nos minicursos.
  • O valor de inscrição é de R$ 35,00.
  • O certificado estará disponível na área restrita do inscrito, somente aos que comparecerem aos três dias do minicurso (100% de presença).

Outras informações estarão disponíveis na página da 39ª RA.


A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!









Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299