.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1195

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE | SBQ



05/11/2015



Empresa japonesa realiza 4ª edição de programa de estágio para bolsistas


De 10 a 21 de agosto, a Mitsui & Co. Ltd. realizou a 4ª edição do programa de estágio para 15 intercambistas brasileiros do Programa Ciência sem Fronteiras matriculados em universidades japonesas (Hokkaido University, Tohoku University, Tsukuba University, Shibaura Institute of Technology, Osaka University). O programa de estágio tem como objetivo transmitir a estudantes brasileiros do CsF informações sobre as indústrias japonesas e ambientes de negócios a partir da perspectiva de um modelo de negócios japonês denominado "Sogo-shosha".

O programa recebeu para 15 intercambistas brasileiros do Programa Ciência sem Fronteiras matriculados em universidades japonesas (Foto: Mitsui)

Durante o período, os estagiários participaram de palestras sobre a Mitsui (sua história e suas atividades empresariais) e a cultura empresarial japonesa. Por meio dessas atividades, eles puderam entender a Mitsui, a relação com o Brasil, a cultura de negócios japonesa e as tecnologias avançadas do país. Os participantes também fizeram visitas a locais como Museu Ferroviário (Omiya, Saitama), QVC Japão (Sakura/Makuhari, Chiba), Fábrica da Toyota e Museu Comemorativo da Indústria e Tecnologia (Toyota, Aichi) e Embaixada do Brasil em Tóquio (Kita Aoyama, Tóquio).

Durante o período, os estagiários participaram de palestras sobre a Mitsui e a cultura empresarial japonesa (Foto: Mitsui)

Ao final do programa, os participantes fizeram uma apresentação para executivos da Mitsui & Co. Ltd. e convidados da Embaixada do Brasil em Tóquio, do Ministério das Relações Exteriores do Japão e do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão. Os bolsistas deram destaque à forte relação da Mitsui com o Brasil e reforçaram a importância de programas como esse para o futuro profissional, bem como para adquirir conhecimento sobre trabalho em grupo e negócios.

A 1ª edição, que ocorreu de 10 a 20 de março de 2014, teve oito estagiários, a segunda, com 11 intercambistas brasileiros, de 18 a 29 de agosto de 2014. A 3ª edição de 9 a 20 de março com 15 brasileiros.

Ao final do programa, os participantes fizeram uma apresentação para executivos da empresa e convidados da Embaixada do Brasil em Tóquio (Foto: Mitsui)

CsF Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq. Ao todo, 101.446 bolsas foram concedidas em quatro anos, conforme meta inicial do programa. Consulte nesta página matérias sobre a atuação dos bolsistas do CsF.

Outras informações, no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.


Fonte: Capes (com informações da Mitsui)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299