.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1198

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/11/2015



Quase 800 participam do SBQ Sul, último encontro regional da SBQ no ano


Encontro foi em Joinville com presença majoritária de alunos de iniciação científica e teve como tema "Inovação na Indústria Química"

O último encontro regional da SBQ em 2015 foi realizado em Joinville-SC, de 11 a 13 de novembro. Foram quase 800 inscritos, sendo cerca de 70% alunos de iniciação científica e cursos técnicos, 13 palestras, oito minicursos e seis sessões coordenadas. "Uma das características do nosso evento regional é ser um ambiente de integração voltado para alunos de graduação que muitas vezes têm aqui a primeira chance de mostrar seus trabalhos", explica o professor Jair Juarez João (Unisul), secretário regional da SBQ-SC.

Professora Millena da Silva Montagnoli entrega placa comemorativa por 10 anos do curso de Engenharia Química da Univille ao Prof. Dr. Ozair Souza idealizador do curso

"Foi um evento com palestras diversificadas e salas cheias", declarou a coordenadora do SBQ Sul, professora Millena da Silva Montagnolli, chefe do Departamento de Engenharia Química da Univille. Um destaque foi o minicurso "Cerveja: A Química do Resultado", que teve cem inscritos para as 50 vagas oferecidas inicialmente e teve que ser transferido para o anfiteatro.

Alunos do grupo de dança Studio S fazem apresentação de sapateado na cerimônia de abertura do encontro

Por conta do grande número de indústrias instaladas em Joinville, o tema central do XXII SBQ Sul foi Inovação na Indústria Química. "Nós sempre tentamos atrair o setor produtivo para nossos eventos. Este ano eles foram cerca de 5% dos inscritos", conta Juarez João. Em sua avaliação, as universidades e a indústria vêm se aproximando com o passar do tempo, mas este ano a crise econômica teve impacto. "Tivemos uma presença um pouco maior do setor privado nos últimos três eventos, tanto no patrocínio quanto no envio de colaboradores", revela. A palestra de abertura "Criatividade além de átomos e moléculas", do professor Rochel Monteiro Lago (UFMG), procurou justamente abordar "a forma como ensinamos Química hoje, e o que o setor produtivo espera da academia", observou o secretário regional da SBQ-SC.

A sessão de pôsteres é muitas vezes a primeira oportunidade do estudante de graduação apresentar seus trabalhos à comunidade científica

O professor avalia que alguns passos podem ser dados pela academia para aprimorar este relacionamento com o setor privado. "Estamos um pouco equivocados na nossa forma de fazer ciência quando grande parte das universidades que fazem pesquisa estão mais preocupadas com a produção de papers. E ao mesmo tempo não temos linha de pesquisa aplicada na graduação", pondera. Segundo ele, a burocracia nas instituições públicas faz com que muitas vezes o setor produtivo busque apoiar pesquisa nas universidades particulares.

O encontro teve a presença do presidente da SBQ, professor Adriano D. Andricopulo (IFSC-USP), que fez conferência sobre "Desenvolvimento de Novos Fármacos: Desafios em Ciência, Tecnologia e Inovação".

Saiba mais:
http://www.sbqsul.com.br/index.php


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299