.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1202

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/01/2016



Abiquim anuncia vencedores do Prêmio Kurt Politzer


A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realizou no dia 11 de dezembro a cerimônia de entrega da 14ª edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, durante o ENAIQ 2015 – Encontro Anual da Indústria Química. A premiação reconhece o mérito de projetos que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores. E a edição deste ano marcou a estreia da categoria Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups), que se juntou às tradicionais categorias Empresa e Pesquisador.

O vencedor da categoria estreante foi a Ipol Nanotecnologia pelo projeto "Polímeros de alto desempenho aditivados com nanomateriais de carbono". O trabalho visa a produção de polímeros como plásticos e borrachas de alto desempenho por meio de uma método inovador e em alta escala de incorporação de nanomateriais de carbono. Os polímeros produzidos atendem solicitações operacionais extremas da indústria: na área de petróleo e gás os objetivos são aumentar a produtividade e minimizar os riscos da exploração de petróleo, no setor de energia eólica eles minimizam os riscos de ruptura das pás eólicas.

"Estamos incubados dentro do Centro de Tecnologia de Nanotubos de Carbono, da UFMG, e nosso objetivo é produzirmos insumos aditivados com nanotubos de carbono para vender no mercado", afirmou a professora Glaura Goulart Silva, da UFMG e atualmente responsável pela Regional de Minas Gerais da SBQ, que atua como consultora na Ipol e esteve na cerimônia de premiação. "A visibilidade que ganhamos ao conquistar este prêmio é muito importante para nós", celebrou.

Na categoria Pesquisador os vencedores foram os professores da Unesp de Araraquara, Maria Luiza Zeraik, João Batista Calixto e Vanderlan Bolzani com o projeto "Utilização Sustentável da Polpa dos Frutos de Umbu e Umbu-Cajá: Produtos Naturais Fenólicos de Alto Valor Agregado para a Indústria de Cosméticos com Propriedade Anti-Envelhecimento". O trabalho usou as espécies de frutos do sertão nordestino, Umbu e Umbu-Cajá, como fontes de produtos naturais de alto valor agregado, através da obtenção de substâncias fenólicas com propriedades antioxidante, antienvelhecimento, pigmentação e reparo cutâneo. O projeto também deverá agregar valor à cadeia produtiva dos frutos e gerar renda e sustentabilidade para comunidades do sertão nordestino. "Este prêmio é um grande estímulo para nossas pesquisas em química dos produtos naturais", afirmou a professora Vanderlan, ex-presidente da SBQ e atualmente no Conselho Consultivo da SBQ. "O Brasil é detentor de uma das maiores biodiversidades do mundo e não temos nenhum produto de alto valor agregado produzido no País. Então o prêmio é um incentivo, não só ao nosso grupo, mas a outros colegas que atuam na química de produtos naturais", declarou.

Já na categoria Empresa a vencedora foi a Oxiteno em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia/MCTi com o projeto "Produção Biocatalítica de Ésteres". O objetivo do trabalho é sintetizar uma mistura de ésteres (C12-C14) com características emolientes por biocatálise e promover a transição da síntese química via catálise homogênea para a síntese enzimática via catálise heterogênea. O novo processo economiza 60% da energia requerida, gera uma redução de 90% nas emissões e a minimização de perdas do rendimento global do produto. Esta mistura de ésteres pode ser utilizada na formulação de produtos de higiene pessoal e cosméticos, ou ainda em produtos de limpeza.

Criada em 2001 a premiação tem o objetivo de estimular a pesquisa e inovação na área química no país. Já receberam o prêmio cerca de 30 empresas e 20 pesquisadores. Antes conhecido como Prêmio Abiquim de Tecnologia, em 2011 recebeu o nome de Kurt Politzer, em homenagem ao pesquisador e professor que trabalhou intensamente em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no setor químico. Politzer colaborou por quase três décadas na Abiquim, sendo membro do Conselho Diretor e coordenador da Comissão de Tecnologia da entidade, além de um dos responsáveis pela criação do Prêmio.

Vice-presidente da SBPC ganha prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2015

Projeto apoiado pela FAPESP recebe o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia

Para saber mais:
Ministros destacam importância da indústria para o desenvolvimento do País no 20º ENAIQ


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299