.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1210

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/03/2016



Acadêmicas falam sobre importância da participação da mulher na ciência


Dois acontecimentos recentes fortaleceram a busca pela igualdade de gêneros dentro da pesquisa científica. Um deles foi a instituição, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) de 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado pela primeira vez este ano (confira a matéria). O segundo foi o anúncio da comprovação das ondas gravitacionais, previstas na Teoria da Relatividade de Albert Einstein, pela física argentina Gabriela Gonzalés, do Laser Interferometer for Gravitational Waves Observatory (LIGO).

As Acadêmicas Belita Koiller, Yraima Cordeiro e Marcia Barbosa disseram sua opinião sobre a importância desses acontecimentos e sobre a participação da mulher na ciência. Confira:


 

"Na qualidade de porta-voz da colaboração LIGO, a Professora de Física e Astronomia da Louisiana State University Gabriela Gonzáles, nascida na Argentina, declarou: 'This detection is the beginning of a new era - the field of gravitational wave astronomy is now a reality'. É de se perguntar se (ou desejar que) também passamos a uma nova era para Mulheres na Ciência. A liderança de Gabriela como porta voz de um experimento deste vulto reflete confiança no seu trabalho e reconhecimento da sua competência, pelos pares. Ela não foi nomeada por ser mulher, mas também, ao contário do que se pratica em escolhas deste tipo - ela não deixou de ser nomeada por ser mulher."
Belita Koiller, doutora em física e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A


"Em 11 de fevereiro de 2016 foi celebrado pela primeira vez o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, juntamente com o anúncio da comprovação das ondas gravitacionais de Einstein. Esses são eventos importantes para divulgar a carreira científica às meninas e jovens mulheres brasileiras, principalmente mostrando que física, matemática e engenharia não possuem gênero. Ainda, a data me fez refletir sobre minha posição como mulher e cientista."
Yraima Cordeiro, Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia, coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular Estrutural (LaBiME) da UFRJ

 

 

"A ONU declarou o dia 11 de fevereiro Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A existência de uma data como esta serve tanto para refletirmos sobre as razões de haver poucas mulheres na ciência como para divulgarmos as que se destacaram nesta carreira. Neste sentido, o anúncio feito por duas mulheres dos resultados experimentais que comprovam as ondas gravitacionais foram a celebração perfeita. A diretora da National Science Foundation, France Cordoba, e a spokesperson da colaboração LIGO, Gabriela Gonzáles, ilustraram neste primeiro Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência o potencial que tem a presença feminina na ciência."
Marcia Cristina Bernardes Barbosa, professora titular do Instituto de Física da UFRJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

Aproveitando a oportunidade, destacamos dois episódios da série "Um Cientista, Uma História", produzidos pelo Canal Futura em parceria com o Sesi, sobre duas cientistas, membros da ABC, que realizaram pesquisas relevantes em suas épocas. Confiram!

 


Fonte: ASCOM ABC / Crédito do ícone: Ascom ABC/Expotec SBPC 2010








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299