.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1211

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/03/2016



Workshop do INT mostra opções de parceria com empresas em programa com R$ 2,2 bilhões para investimento na indústria química


O Instituto Nacional de Tecnologia, do MCTI, busca parcerias para reverter o quadro de pouco investimento do setor desde o ano passado

Contando com executivos e técnicos de importantes empresas do setor químico, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) realizou, nesta quinta-feira (03), em sua sede no Rio de Janeiro, o Workshop INT/PADIQ – Apoio aos Planos de Negócio. O evento orientou as empresas para buscarem o apoio do Plano de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química (PADIQ), que disponibiliza R$ 2,2 bilhões, por meio do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), para desenvolvimento tecnológico e investimento na fabricação de produtos químicos.

Com tradição tecnológica no setor e na qualidade de unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para suporte a projetos de inovação na área de Tecnologia Química Industrial, o INT oferece seu conhecimento e infraestrutura para contribuir com as empresas na utilização deste novo recurso.

Dando continuidade ao Plano Inova Empresa, do Governo Federal, o PADIQ traz nova perspectiva de amplo investimento, com apoio a projetos de risco e a outros investimentos produtivos do setor Químico, ao mesmo tempo em que se volta para fortalecer as relações entre as empresas e ICTs. A área de Negócios do INT destacou a oportunidade para elaborar os planos de negócio até o dia 29 de abril, prazo para as empresas encaminharem seus pleitos por recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis.

Já em sua segunda edição, o Workshop INT/PADIQ contou desta vez com apoio da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). A gerente de Inovação e Sustentabilidade da entidade, Mariana Doria, ressaltou a excelência da pesquisa realizada pelo INT e a longa parceria da Abiquim com o Instituto. Destacou a importância da Indústria Química brasileira, hoje a 6ª maior do mundo, servindo inclusive com indústria de base, com o destino de 45 por cento de sua produção a produtos químicos de uso industrial. A gerente da Abiquim apontou ainda para o crescimento da Química Verde e do uso de recursos renováveis, que tem tido importante contribuição do INT em seu desenvolvimento.

Pela Embrapii, cujos projetos podem se agregar cumulativamente aos planos de negócio do PADIQ, falou a coordenadora de Planejamento da Organização Social (OS), Ana Arroio. Ela evidenciou a ampla cobertura que as Unidades Embrapii dão ao desenvolvimento de projetos de inovação em diversas áreas tecnológicas, como a área de Tecnologia Química Industrial, coberta pela Unidade Embrapii INT. A OS financia projetos de inovação com até um terço de investimentos não reembolsáveis, mais o recurso de infraestrutura e pesquisa aportado pelo Instituto.

O workshop contou ainda com visitas e seminários das áreas técnicas do INT com competências estabelecidas para oferecer apoio tecnológico ao Plano de Negócio das empresas em cinco dos seis segmentos contemplados pelo PADIQ: Aditivos para Alimentação Animal; Materiais Compósitos e Fibras de Carbono; Aditivos Químicos para Exploração e Produção de Petróleo; e Insumos Químicos para Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.


Fonte: INT








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299