.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1211

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/03/2016



SBPC e ABC manifestam apoio ao empréstimo junto ao BID para o MCTI


Em carta encaminhada à presidente Dilma Rousseff, entidades manifestam "total apoio à iniciativa do governo federal em obter empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando incrementar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em nosso País"

Leia a carta na íntegra:

Senhora Presidente,

Na condição de entidades que representam a comunidade acadêmico-científica brasileira, vimos manifestar a Vossa Excelência nosso total apoio à iniciativa do governo federal em obter empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visando incrementar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em nosso País.

Diante das conhecidas restrições financeiras pelas quais passa o setor público, tal empréstimo consistirá em garantia de que as instituições de ciência, tecnologia e inovação poderão continuar a exercer seu papel indutor do desenvolvimento sustentado de que o Brasil tanto precisa.

Não é demais observar que outros países, como resposta às dificuldades do cenário econômico internacional, estão aumentando seus investimentos em P&D. A China, por exemplo, como ressaltou recentemente o professor Rogério Cerqueira Leite em artigo na Folha de S. Paulo, acaba de anunciar que aumentará em 40% os investimentos em ciência fundamental e em 35% em ciência aplicada.

A captação de recursos externos para Ciência e Tecnologia, neste momento, revela visão estratégica do governo de Vossa Excelência. Assim, temos a melhor expectativa de que os entendimentos com o BID se concretizem o mais rapidamente possível.

Com os nossos cumprimentos e votos de estima e consideração,

Atenciosamente,

HELENA B. NADER                    JACOB PALIS
Presidente da SBPC               Presidente da ABC


Fonte: Jornal da Ciência








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299