.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1212

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/03/2016



Comunidade goiana preparada para 39ª. RA


SBQ cresceu em Goiás no último ano, como um reflexo da preparação da Reunião Anual em Goiânia

Goiânia é uma das mais novas capitais do Brasil. Fundada em 1935 em uma região plana do cerrado de Goiás, teve grande crescimento populacional na década de 1960 e hoje é a décima maior área metropolitana do País com cerca de 2,2 milhões de habitantes.

Bosque dos Buritis, a menos de um 1 km do Centro de Convenções: local é opção para a prática de corridas, caminhadas e uma visita ao Museu de Arte de Goiânia

A cidade será, de 30 de maio a 2 de junho, a capital da Química no Brasil. A 39ª Reunião Anual da SBQ deverá reunir cerca de 2 mil químicos estudantes, professores e pesquisadores, em um dos principais encontros científicos do País.

"A comunidade química em Goiás está muito animada com a realização da RA aqui", afirma Flavio Colmati Junior, professor do Instituto de Química da UFG e secretário regional da SBQ-GO. Segundo ele, nos últimos oito meses houve um aumento significativo no número de sócios colaboradores e efetivos da SBQ no estado. "Éramos 52 em julho do ano passado. Hoje somos 141 associados, sendo 100 efetivos e 41 colaboradores", conta o professor. O número é maior do que os 138 registrados em 2011, quando comemorou-se o Ano Internacional da Química.

Colmati destaca a participação da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) e da FAPEG no apoio à organização do evento. "Acredito que a RA será um marco para a Química em Goiás, no sentido de aumentar o interesse do jovem pela carreira científica", observa.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, que fica na região central da cidade. A menos de 1 km fica o Museu de Arte de Goiânia, que tem um acervo de quase mil peças, sobretudo pinturas e gravuras, muitas delas retratando o cerrado. O Museu fica no Bosque dos Buritis, agradável parque ideal para os que gostam de correr ou caminhar diariamente. Nesta região ficam os hotéis que serão utilizados pelos participantes e muitos restaurantes.

Na avenida República do Líbano há vários restaurantes, e na praça Tamandaré (no final da avenida) acontece a Feira da Lua aos sábados à noite. Na Avenida Tocantins também há vários restaurantes e o teatro Goiânia.

Para quem gosta de música ao vivo nos finais de tarde, fica a dica do Mercado 74 (na Rua 74, também próximo ao Centro de Convenções.

Outros pontos turísticos são a Praça do Ratinho (folder da SBQ), a Praça Cívica que é onde está o Palácio Pedro Ludovico, sede do Governo do Estado de Goiás, o parque Vaca Brava no setor Bueno onde há vários bares e restaurantes, e o parque Lago das Rosas, sede do zoológico local, também na mesma região.

A SBQ firmou acordo com agência de turismo que tem pacotes disponíveis para passeios próximos, seja antes ou depois do evento. Entre as atrações, Pirenópolis, cidade histórica construída na época do Império Brasileiro, rica em atividades de ecoturismo, como cachoeiras, cavalgadas e balonismo, ou a cidade de Goiás (antigo Goiás Velho), que tem sua principal atração na visita à casa onde viveu a poetisa Cora Coralina. Goiás foi a primeira capital do estado antes da construção de Goiânia.

Para saber mais:

Página da SBQ com sugestões de passeios

Página do Centro de Convenções de Goiânia


A 39ª Reunião Anual da SBQ será no Centro de Convenções de Goiânia, de 30 de maio a 2 de junho de 2016.

Curta a página da RASBQ e acompanhe as novidades do evento! Convide também seus amigos. Juntos, faremos uma grande reunião anual!


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299