.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1214

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



31/03/2016



RA terá experimentos e workshop de moléculas para adolescentes


Atração é desenvolvida para alunos do último ano do Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de divulgar a química

Com o tema de Química e Alimentos, a SBQ está preparando uma grande atividade voltada a estudantes do ensino Fundamental e Médio na 39ª Reunião Anual, que será realizada em Goiânia de 30 de maio a 2 de junho.

Trata-se de uma mostra interativa que terá três partes. Enquanto alguns alunos estarão "botando a mão na massa" em experimentos, outros estarão construindo moléculas a partir de modelos feitos com garrafas de PET. Além disso, haverá uma mostra de painéis com curiosidades sobre a Química dos alimentos. A atividade é coordenada pelos professores Márlon Soares, da UFG, e Alfredo Luis Mateus, do Colégio Técnico da UFMG, ambos especializados em ensino de química e divulgação científica. "Acreditamos que atividades experimentais são uma ótima ferramenta de divulgação científica, porque aproxima de fato o estudante da Química", explica Márlon. "Esperamos receber perto de mil alunos nos três dias do evento", conta Alfredo.

 
Márlon Soares  Alfredo Luís Mateus

Segundo o professor da UFMG, o tema dos experimentos acompanha o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: "Ciência alimentando o Brasil". "Não é possível pensarmos em ciência e alimentos sem considerarmos a Química", explica Alfredo. "Vamos falar sobre os fenômenos que ocorrem quando cozinhamos ou como é possível identificar certos componentes dos alimentos."

Os experimentos são concebidos para que os alunos – estudantes da rede pública de Goiás – participem ativamente e não apenas observem. Um dos experimentos é o da "tatuagem na banana", em que os alunos farão desenhos em cascas de banana. "A casca da banana é amarela. Mas quando amassada ou furada fica marrom, devido a uma reação entre o oxigênio do ar com compostos que ficam dentro da casca. A experiência consiste em colocarmos um papel com um desenho sobre a casca e fazermos pequenos furos no papel (e na casca) em cima do desenho", conta Alfredo.

Molécula de etanol feita a partir de modelos em garrafa PET: Workshop na 39ª RASBQ deve atrair cerca de mil alunos da rede pública

Esse tipo de atividade não é novidade, mas tem se mostrado eficiente em ocasiões anteriores. Na Reunião Anual de 2015, em Águas de Lindóia (SP), o tema foi a Química e a Luz, e a plateia foi grande, com cerca de 500 estudantes da rede pública local. O professor Márlon, que coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas da UFG, tem realizado, desde 2008, visitas às escolas da região metropolitana de Goiânia para realizar experimentos. "O laboratório reúne cerca de 20 alunos de pós e 20 de iniciação científica. Nos últimos anos devemos ter chegado a cerca de 60 escolas na região. Os experimentos sempre fazem sucesso, porque buscamos utilizar reações de impacto visual, seja pela mudança de cores, formação de gases ou outras transformações", conta.

A inserção de experimentos no ensino de Química é uma preocupação de Alfredo há muitos anos. Ele é o coordenador do projeto pontociência, um portal colaborativo na Internet em que professores trocam ideias de atividades e experimentos. Junto da área onde serão feitos os experimentos, haverá um espaço para a construção de moléculas, a partir de modelos em garrafa PET. "Vamos utilizar moléculas que sejam de alguma forma conhecidas pelos alunos, como adrenalina, cafeína, aspirina e outras", destaca Alfredo.

Alunos da graduação em Química da UFG estão sendo preparados para fazer a monitoria dessas atividades, que terão sessões de manhã e à tarde, nos três dias.

Para saber mais:
Página do Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas da UFG
Página do projeto pontociência


Texto: Mario Henrique Viana, assessor de imprensa da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299