.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1223

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



09/06/2016



Boletim Eletrônico tem nova editora


Assumo oficialmente neste número a editoria do Boletim Eletrônico da SBQ, como uma das muitas tarefas relacionadas ao cargo de secretária geral da SBQ. O inesperado afastamento do editor anterior, Professor e amigo Luiz Fernando Silva Jr., me fizeram viver em "avant-première" a posição que hoje muito me honra. Ter sido editora pro tempore do boletim eletrônico nos últimos três meses me fortaleceu o suficiente para que eu encare esse grande desafio de forma serena e confiante. Afinal, a história do boletim é marcada pelo envolvimento e dedicação de várias pessoas que acreditaram no esforço. Criado em 1982, impresso em um papel cor de laranja e distribuído aos associados pelos Correios, o Boletim tornou-se eletrônico em 1996, sendo distribuído por e-mail e editado pelo então Secretário Geral, Prof. Luiz Carlos Gomide de Freitas, da UFSCAR. Seguiram-se os editores Profs. Paulo Cezar Vieira (UFSCAR), Luiz Carlos Dias (UNICAMP), Norberto Peporine Lopes (USP-RP), Luiz Henrique Catalani (IQ-USP), Adriano Andricopulo (USP-SC), Aldo Zarbin (UFPR) e Luiz Fernando Silva Jr. (IQ-USP), nomes que apareceram semanalmente em nossas caixas de mensagens ao longo dos últimos vinte anos e se tornaram familiares aos que, como eu, acessam as notícias do BE todas às quintas-feiras. A responsabilidade de continuar o trabalho competente, sério e dedicado desses grandes nomes me inspira mais do que assusta. Pela primeira vez na sua versão eletrônica, teremos uma mão feminina guiando a edição do BE. Isso não representará obviamente mudança em sua linha editorial, mas é um marco importante para esta publicação, em função do grande número de mulheres que contribuem para o fortalecimento da química no país e da nossa sociedade científica em particular. Nos próximos dois anos, procurarei manter a postura dedicada de levar ao associado da SBQ e ao leitor do BE, notícias relevantes sobre as políticas de ciência, tecnologia, inovação, educação, além de matérias especiais sobre a química e áreas correlatas, os químicos e os programas de pós-graduação do país.

Gostaria de parabenizar o Professor Luiz Fernando Silva Jr., com quem trabalhei de forma muito próxima na última gestão, pelo excelente trabalho realizado como secretário geral da SBQ e editor do boletim, além de agradecê-lo por ter se dedicado de forma excepcional a esta Sociedade. Desde já deixo meus sinceros agradecimentos à Rosangela Fernandes (webmaster/SBQ) e ao Mário Henrique (assessor de imprensa), pelo impagável apoio semanal na elaboração e diagramação do BE.

Com uma tiragem semanal de 9181 exemplares, considero o boletim eletrônico da SBQ um veículo com um potencial impressionante de capilarização e uma ferramenta importante de mobilização da nossa comunidade científica. Espero corresponder às expectativas de todos e todas que me apoiaram no caminho até aqui e que me colocaram nesse cargo. Que não me falte sabedoria e humildade para isso.

Boa leitura a todos!


Rossimiriam Freitas
Secretária Geral da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299