.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1230

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/07/2016



VII Encontro Regional da SBQ Nordeste e IV Escola de Química Prof. Ricardo Ferreira


A Secretaria Regional da SBQ/PE e a Universidade Federal de Pernambuco – Campus Recife com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco organizaram o VII Encontro Regional de Química da SBQ (SBQ-NE) e a IV Escola de Química Professor Ricardo Ferreira, entre os dias 17 e 19 de julho de 2016, na cidade do Recife, sob tema central "Desafios e Perspectivas da Química no Nordeste". A realização do evento atendeu uma demanda de estudantes, professores e pesquisadores que atuam na região nordeste e mesmo com todas as dificuldades, conseguem desenvolver projetos de inserção nacional e internacional. O encontro serviu como um fórum onde estudantes, professores e pesquisadores tiveram a oportunidade de se conhecer, para então interagir e compartilhar conhecimentos, dificuldades e soluções. Foram 416 inscritos, com apresentação de 130 pôsteres e 42 trabalhos orais nas diversas áreas da Química (Ensino, Físico-química, Ambiental, Analítica, Inorgânica, Orgânica, Materiais e Teórica). Diferentes temas foram abordados nas 7 palestras ministradas com professores renomados e nas 15 palestras de jovens pesquisadores. A comissão científica contou com a colaboração de 36 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, não só do Brasil como também de Portugal, que realizaram a avaliação dos trabalhos submetidos. A comissão organizadora foi composta por uma equipe de 8 professores da UFPE e UFRPE e na comissão de apoio haviam 21 estudantes de graduação e pós-graduação que auxiliaram no sucesso do evento.

 
Foto da cerimônia de abertura (Autor: Paloma Arquino)  

A cerimônia de abertura contou com a presença do Presidente da SBQ, Prof. Aldo J. G. Zarbin, que também ministrou uma conferência no evento relacionada à sua linha de pesquisa. Durante a abertura Zarbin destacou a importância dos encontros regionais para o fortalecimento e capilarização da SBQ, dando destaque ao grande número de inscritos e à qualidade científica do evento. Lembrou também o Prof. Ricardo Ferreira, da UFPE, foi sócio-fundador e segundo presidente da SBQ, o que deveria ser um orgulho a todos os Pernambucanos e Nordestinos, uma vez que a história da SBQ, e da própria Química brasileira, passava necessariamente pela UFPE, sede do encontro regional. Finalmente, Zarbin destacou ter confiança que com a realização desse evento o número de associados na SBQ na região cresça aos níveis condizentes à importância e à história que merece.

 
Foto do minicurso (Autor: Paloma Arquino) 

O diretor da Divisão de Química Orgânica da SBQ, o professor Mauricio Moraes Victor (UFBA), que ministrou um minicurso sobre a história da síntese orgânica no Brasil é um entusiasta da reunião regional da SBQ. "A SBQ Nordeste veio preencher uma lacuna muito importante na região. As dificuldades financeiras envolvidas com o deslocamento até o local da reunião anual fazem com que muitos membros da comunidade nordestina da área de química não tenham um grande evento para participar. A realização de uma reunião regional da SBQ permite que os estudantes do interior, e mesmo os das capitais, tenham um evento de alto nível para participar. Essa experiência única de participar de uma reunião com a qualidade dos eventos SBQ motiva demais os estudantes. É possível verificar que a SBQ Nordeste renasceu para fortalecer e auxiliar na ocupação de um espaço hoje preenchido pelos pequenos eventos, muitos de nível local (eventos do tipo "semanas e encontros de química"), que tem papel importantíssimo na divulgação, mas que muitas vezes carecem de maior representatividade. A alta qualidade dos conferencistas e das palestras e minicursos, bem como a exposição dos trabalhos em sessão de pôsteres, atraem e despertam os alunos para a química, e servem de motivação para que os mesmos continuem seus estudos e pesquisas, ainda que em instituições novas e com pouco tempo de trabalho científico. É um trabalho de divulgação de importância ímpar para a SBQ."

 
Foto da sessão de pôsteres (Autor: Mauricio Moraes Victor) 


Fonte: Mauricio Moraes Victor (Diretor Divisão Química Orgânica SBQ) e Ana Paula Silveira Paim (Secretária Regional SBQ-PE)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299