.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1232

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/08/2016



SBQ se manifesta contra cortes de bolsas de Iniciação Científica


Prof. Hernan Chaimovich Guralnik
Presidente do CNPq

Prezado Prof. Guralnik,

É com profunda preocupação que a Sociedade Brasileira de Química recebe o resultado relativo à concessão de bolsas de Iniciação Científica do CNPq para o interstício 2016-2017. O corte médio de 20% no número de bolsas é um grave retrocesso e representa mais um abalo nas estruturas do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), justamente no momento em que toda a comunidade científica está mobilizada contra os sucessivos cortes no orçamento destinado à C,T&I, e reivindicando que este orçamento seja no mínimo recomposto aos valores de 2013.

Todos sabemos da importância da Iniciação Científica na estrutura da C,T&I, por se tratar da base do sistema, onde se incentiva jovens talentos, e se estimula o início de carreiras promissoras. Mas além de uma fonte importante na geração de novos e talentosos recursos humanos, a Iniciação Científica representa também uma significativa parcela da geração de conhecimento, principalmente quando associada a Programas de Pós-Graduação recentes e a grupos de pesquisa ainda não-consolidados, que representam a parcela da comunidade mais afetada com os cortes anunciados.

Na certeza que a Diretoria do CNPq tem consciência dos pontos mencionados acima, e da importância da manutenção (e ampliação) do número de bolsas de IC disponibilizado pela agência, a Sociedade Brasileira de Química solicita que os cortes nas bolsas sejam reconsiderados.

Com os mais sinceros votos de estima e consideração,

Aldo José Gorgatti Zarbin
Presidente da Sociedade Brasileira de Química















Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299