.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1234

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



25/08/2016



Manifesto da SBQ pela manutenção das atividades e da administração do Parque Nacional da Serra da Capivara


A Sociedade Brasileira de Química manifesta publicamente seu apoio ao trabalho incansável da admirável cientista Niède Guidon, na administração do Parque Nacional Serra da Capivara, e lamenta profundamente o descaso das autoridades responsáveis e a sequência de episódios lamentáveis que resultaram na digna decisão da cientista em se desligar da administração.

É bastante constrangedora a realidade de abandono e desinteresse ao maior e mais importante sítio arqueológico do país, cuja organização e estrutura são frutos diretos do trabalho apaixonado de Niède Guidon. Sua dedicação e empenho na conservação e manutenção do parque, bem como os resultados científicos por ela coletados desde suas primeiras incursões no sítio no início da década de 1970, têm reconhecimento internacional, e levantaram importantes contribuições relativas à ocupação do homem nas Américas. O corte de recursos mínimos para manutenção do parque representa um duro golpe à ciência, uma demonstração de descaso pelo patrimônio histórico e cultural do país, e um abalo significativo à economia local, que deixará de receber os vários turistas que não poderão mais realizar as visitas diárias ao parque, fechado por falta de recursos.

A Sociedade Brasileira de Química espera que as autoridades competentes rapidamente se mobilizem para reverter esse quadro desolador, e que a Dra. Guidon possa retornar às suas atividades, para que o Parque Nacional Serra da Capivara não fique na lembrança, somente como uma menção na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio-2016.


Aldo José Gorgatti Zarbin
Presidente da Sociedade Brasileira de Química




















Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299