.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1236

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/09/2016



Especialistas discutem interação entre setores público e privado para promover a inovação


 
 A diretora do Ibict, Cecília Leite, participou das discussões. Crédito: Ascom/MCTIC

No dia 02/09, ocorreu o primeiro "Sextas da Inovação", evento que trouxe três especialistas em Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, levantando um debate com empreendedores, servidores públicos e interessados em geral no auditório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

"É um modelo de gestão com integração de informações", destacou a diretora do Ibict, Cecília Leite, sobre a oportunidade de discussão de um tema atual.

A economista Cristiane Rauen trouxe à tona a questão da inovação centrada em dois pilares – gestão de recursos financeiros e gestão de recursos humanos. Segundo ela, a interação dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) com o setor privado no sentido de proporcionar inovação deve saber o que o empresário precisa do órgão público para que seja estabelecida a relação. Ela adotou o conceito de visão ofertista.

Em seguida o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Claudio Nazarenno, fez uma retrospectiva com a legislação existente e destacou que o caminho percorrido teve como ponto a ser atingido – trazer o setor privado para a inovação. "Com a Emenda Constitucional 85/15, passa a Constituição Federal a incorporar o termo e também determina a articulação entre os entes públicos e privados", explicou o especialista no assunto da Câmara dos Deputados.

"Não temos uma política de inovação no Brasil, nós temos uma lei", frisou o terceiro palestrante da "Sextas da Inovação", analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura de Ciência e Tecnologia do MCTIC, Edilson da Silva Pedro, que aproveitou para elogiar a iniciativa do Núcleo de Informação para Inteligência em Inovação -N3i em realizar o evento. Para o analista do MCTIC, há algumas oportunidades nesse cenário atual para o Ibict como participar na estruturação de uma plataforma para os arranjos de NITs do MCTIC, buscar atuação no Parque Tecnológico e atuar no assessoramento às políticas, órgãos de governo e universidades.

"Sextas da Inovação"

O próximo terá como tema "Inovação no setor público". A iniciativa é do Núcleo de Informação para Inteligência em Inovação -N3i, que faz parte do Ibict e tem como proposta a apresentação, por meio de metodologia diferenciada e interativa, assuntos inerentes ao desenvolvimento de práticas de inovação nas empresas.


Fonte: MCTIC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299