.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1237

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



15/09/2016



SBPC e ABC pedem que governo do RJ restabeleça com urgência verbas da Faperj


Em carta ao governador em exercício, Francisco Dornelles, as instituições alertam que a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro está sem condições de financiar nenhum projeto de pesquisa, comprometendo gravemente as atividades científicas em todo o Estado

A SBPC e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram nesta segunda-feira (12) uma carta ao governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, solicitando, em caráter de urgência, que o governo restabeleça à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) a condição financeira necessária à manutenção das atividades científicas no Estado. O documento foi encaminhado ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e ao presidente da Faperj, Augusto Raupp.

Na carta, as instituições alertam que a Faperj está sem condições de financiar projetos. Segundo o documento, "neste ano a Fundação não pagou auxílio a nenhum projeto de pesquisa, nem relativamente aos restos a pagar de cerca de R$ 270 milhões de 2015, e nem aos que caberiam ao orçamento deste ano".

A falta de verbas vem comprometendo as atividades científicas em todo o Estado do Rio de Janeiro, o que já fez com que pesquisadores cobrissem custos de pesquisas com dinheiro do próprio bolso, para garantir a continuidade dos estudos, e fornecedores interrompessem entrega de materiais para os laboratórios.

"Os avanços e o reconhecimento que a comunidade científica do Rio de Janeiro alcançou nos últimos anos, inclusive internacionalmente, só ocorreram em razão da existência da Faperj e de seus programas de bolsas de estudo e de auxílio à pesquisa. Esses avanços podem ficar totalmente comprometidos diante da penúria financeira vivida neste ano pela Faperj", argumentam os presidentes da SBPC e da ABC, respectivamente, Helena Nader e Luiz Davidovich, na carta.

Veja a carta na íntegra aqui.


Fonte: Jornal da Ciência








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299