.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1239

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



29/09/2016



18º ENQA bate recorde de trabalhos inscritos


Mais de mil participantes de todas as regiões do País estiveram em Florianópolis para falar de química analítica

O 18º. Encontro Nacional de Química Analítica – ENQA, realizado de 18 a 21 de setembro em Florianópolis-SC teve recorde no número de trabalhos inscritos e participantes de 22 estados, mais o Distrito Federal. "Os números superaram as expectativas, diante da situação econômica, não só do País, mas das universidades também", declarou o Professor Daniel Borges, presidente da comissão organizadora do evento.

 
 Comissão de apoio à organização do evento: trabalho intenso para atender mais de mil participantes de todas as regiões do País


Com o tema "Química Analítica Integrada à Sociedade", o ENQA teve 1.044 inscritos, com 1.011 trabalhos apresentados em painéis, mais 138 apresentações orais. Dos participantes, 39% são alunos de pós-graduação, 28% pesquisadores, 20% alunos de graduação e o restante são convidados ou expositores. "É um dos maiores eventos dentro das áreas da química no Brasil e organizá-lo é um tremendo desafio", admite o professor Daniel Borges. "Tenho que agradecer aos integrantes da comissão organizadora e de apoio, que foram muito eficazes no trabalho."

A conferência de abertura, sobre o papel da química analítica no século 21, foi proferida pelo Professor Jaílson Bittencourt de Andrade (UFBA). Foram oito plenárias, cinco minicursos quatro simpósios, três workshops e uma mesa redonda, versando sobre temas como a atuação da química analítica na solução de crimes ambientais, na pesquisa sobre combustíveis, na interação com a indústria e no desenvolvimento de novos dispositivos para detecção, dentre muitos outros. Estiveram presentes conferencistas internacionais da Inglaterra, Canadá, Dinamarca, Portugal e Itália. "A analítica é uma área transversal da química. No ENQA tivemos sessões sobre energia, saúde, alimentos, meio-ambiente e outras áreas", conta Daniel Borges.

 
 ENQA teve 1.011 trabalhos apresentados em painéis, mais 138 apresentações orais


O evento foi realizado com apoio da Divisão de Química Analítica da SBQ, dirigida atualmente pela Professora Clésia Cristina Nascentes (UFMG). Ela explica que a pesquisa em química analítica se concentra em desenvolver métodos e sistemas de análise mais baratos, simples e versáteis. "O Brasil tem uma expressiva produção científica na área, com avanços significativos nos últimos anos. Muitos dos trabalhos apresentados estão em consonância com os princípios da Química Verde, que tendem a minimizar os impactos ao meio ambiente, ", explica Professora Clésia. "Entretanto, ainda existe uma lacuna entre o conhecimento gerado nas universidades e o que é utilizado na rotina dos laboratórios de indústrias e prestadores de serviço, que fazem uso de métodos normatizados por organismos reguladores. Neste aspecto ainda precisamos avançar, de forma que os modernos e eficazes métodos e sistemas de análise desenvolvidos possam ser implementados em laboratórios de rotina."


Texto: Mario Henrique Viana (assessor de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299