.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1244

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/11/2016



Encontro da SBQ - Região Sul reúne mais de 500 participantes e lança alerta sobre os perigos da restrição orçamentária à pesquisa científica


Encontro aconteceu em Santa Maria, com abertura do Professor Érico Flores, que falou sobre a inovação no Brasil

Professor Érico Flores (UFSM), diretor técnico-científico da FAPERGS: "Estamos aquém do que deveríamos em termos de inovação, e a situação tende a piorar"

Com 504 inscritos e mais de 300 trabalhos apresentados, foi realizado na semana passada, em Santa Maria-RS o XXIII Encontro de Química da Região Sul. É um dos mais tradicionais encontros regionais da SBQ, e contou com a presença do presidente da entidade, Professor Aldo Zarbin (UFPR). "Foi um encontro muito bem organizado, com pesquisadores renomados, uma programação científica interessante e uma sessão de pôsteres vibrante", avalia Zarbin. "Os encontros regionais fortalecem a sociedade como um todo; muitas vezes são a primeira oportunidade do estudante participar de um evento científico. Tenho ido a todos os encontros e falado sobre a importância da SBQ no dia-a-dia dos químicos."

Geovane Arruda de Oliveira, graduando da UFPR: "Acredito que valeu bastante a pena participar de um evento como este, pois foi possível abrir um leque de novos conhecimentos e aprendizados"

Geovane Arruda de Oliveira, graduando em Bacharelado e Licenciatura em Química, pela UFPR, foi ao evento e apresentou o trabalho intitulado "Avaliação de eletrodos de pasta de carbono modificados com biochar ativado para a determinação voltamétrica de íons Ni(II)" na modalidade pôster. "Achei a SBQ-Sul muito interessante, pois os dois outros congressos que participei eram mais específicos da área em que estou atuando (eletroanalítica), ao contrário deste, que tem trabalhos de todas as áreas da Química. Acredito que valeu bastante a pena participar de um evento como este, pois foi possível abrir um leque de novos conhecimentos e aprendizados", disse Geovane ao Boletim SBQ. "Pretendo comparecer à IUPAC 2017, pois acredito ser um evento de extrema importância para a minha formação, podendo conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos no mundo todo. Antes, porém, penso em me associar à SBQ pelos significativos descontos nos eventos."

Sucesso do evento reflete trabalho da comissão organizadora

A conferência de abertura foi feita pelo Professor Érico M.M. Flores (UFSM), diretor técnico-científico da FAPERGS, que fez uma avaliação sobre os caminhos da inovação no Brasil. "Na última década vimos um crescimento grande na formação de mestres e doutores no Brasil. Este crescimento veio acompanhado de uma evolução nas publicações científicas, mas não se refletiu da mesma maneira na geração de patentes", explica. "O Brasil está aquém do que deveria em termos de inovação, e isso tende a piorar. A restrição orçamentária atual nos preocupa", declarou.

Érico, que é membro associado da Divisão de Química Analítica da IUPAC e Fellow da Royal Society of Chemistry, ressaltou o fato de a região Sul do País, com cerca de 29 milhões de habitantes, ter apenas quatro programas de pós-graduação com conceito 6 ou 7. "É muito pouco. Temos que ter mais programas de pós-graduação e mais programas com nível de excelência", avalia. O professor tem oito patentes depositadas e uma delas comercializada em mais de 20 países.


Texto: Mario Henrique Viana (assessor de imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299