.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1253

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



19/01/2017



E aí? Só você vai ficar de fora?


Pois é.... em 2017, ela será quarentona! Uma jovem senhora, elegante, altiva, eloquente, generosa, acolhedora. A Sociedade Brasileira de Química, nossa querida SBQ, a sociedade de todos os químicos brasileiros, tão imponente e ainda tão jovem, completa quatro décadas de existência no ano que se inicia. Tamanha sua força e presença, tamanhas suas ações, tamanha sua representatividade, tamanho o respeito que essas três letras juntas impõem, que o lógico seria imaginar que ela sempre esteve por aqui. Tão jovem quando comparada às suas centenárias co-irmãs na América, Europa e Japão, e tão veterana quando mensurada pela amplitude de suas realizações.

Comemorar é a palavra de ordem para a SBQ em 2017. Em que pese o fato que essa data festiva venha ocorrer em um momento tão turbulento da história brasileira... em que pese o fato que 2017 tenha começado trazendo parte do ranço do interminável ano de 2016, e que alguns dos pilares derradeiros nos quais a SBQ se sustenta – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação -, venham sendo sequencialmente bombardeados por aqueles que deviam lhe dar sustentação... ainda assim, comemorar é preciso. A SBQ sabe o momento de endurecer, e vem lutando com todas as suas armas pela manutenção, fortalecimento e crescimento do sistema nacional de Educação (em todos os níveis), Ciência, Tecnologia e Inovação. Mas sabe também que celebrar a existência e a capacidade de superação é a melhor resposta contra o desânimo e o melhor caminho para continuar fazendo, sempre, aquilo que é sua missão.

Então, vamos comemorar! Serão várias atividades durante o ano, que serão divulgadas a seu momento. Mas sem dúvida o ponto alto será nossa tradicional Reunião Anual da SBQ (RA-SBQ), que dessa vez não será nem um pouco tradicional. Teremos pela primeira vez na história o maior evento mundial da Química ocorrendo no Brasil, junto com nossa RA-SBQ: o Congresso Mundial da IUPAC, de 09 a 14 de julho de 2017, em São Paulo. Para aqueles que ainda não se deram conta da magnitude do que isso representa, ainda tem tempo de fazer a ficha cair, como se dizia num passado não tão distante. A RA-SBQ, como a gente conhece, vai estar lá também: teremos uma tarde toda com as Sessões Coordenadas das nossas divisões científicas, com trabalhos apresentados oralmente escolhidos entre os submetidos para o evento; teremos nossa Assembleia Geral, teremos várias sessões de pôsteres, e teremos uma grande festa para comemorar o aniversário. A data para submissão dos trabalhos também é a mesma que estamos acostumados todo ano, 03 de fevereiro. Mas teremos muito, muito, muito mais: são três ganhadores de Prêmio Nobel, e vários "Nobeliáveis" (ou seja, futuros ganhadores do Nobel) como palestrantes convidados; são 12 simpósios envolvendo macro-temas da Química, cada um com vários sub-temas, englobando o que há de mais moderno e complexo nessa área fascinante do conhecimento, e suas interfaces; são simpósios especiais sobre temas relevantes, como mulheres na química, jovens cientistas, dados relacionados à pesquisa e publicação científica, etc; teremos os olhos da química mundial voltados para o Brasil, como tivemos para a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos. Tudo estará acontecendo por aqui. E todos temos a oportunidade única de fazer parte dessa história!

O custo para participar dessa festa será fortemente subsidiado pela SBQ, para seus sócios. O subsídio é ainda maior para estudantes de pós-graduação e graduação. Não há registro de um subsídio tão grandioso em evento dessa magnitude. Vejam que as taxas para sócios da SBQ são, numericamente tomadas em reais, praticamente as mesmas para os participantes estrangeiros tomadas em dólares! Para quem tem dúvidas ou para quem insiste em achar o preço alto, as homepages dos dois últimos congressos da IUPAC (em 2015 e 2013 na Coréia e Turquia, respectivamente) ainda estão ativas. Basta um "google" para comparar e verificar. Basta também lembrar quanto você, ou seu colega, pagou na inscrição do último congresso que foi no exterior. A SBQ é a aniversariante, mas seus sócios é quem estão ganhando o presente.

Com tudo o que está programado, com tudo o que está pra acontecer, com tudo o que já foi feito, temos a clara convicção que as festividades dos 40 anos da SBQ, com o congresso da IUPAC, serão lembradas daqui a 10, 20, 40 anos. A pergunta que fica é: e aí? Só você vai ficar de fora?

Um feliz 2017 a todos, com a dose necessária e balanceada de luta e de comemoração. E sabendo que você não vai ficar de fora, nos vemos em julho em São Paulo, para juntos apagarmos as 40 velinhas da SBQ!

Um forte abraço,

Aldo José Gorgatti Zarbin
Presidente da Sociedade Brasileira de Química








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299