.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1254

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/01/2017



Conselho da Fapesp ressalta "compromisso histórico" com a sociedade paulista


Vanderlan da S. Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp, vice-presidente da SBPC e da Fundunesp, escreve para o Jornal da Ciência

Em nota divulgada na última quarta-feira (19), o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) manifesta-se sobre a decisão da Assembleia Legislativa de reduzir o valor das transferências do Tesouro do Estado para a entidade.

O Conselho lembra que o repasse de 1% da receita do Estado para a Fundação é um "compromisso histórico" com a sociedade paulista. E que a "constância das regras e previsibilidade de seus orçamentos" têm permitido uma atividade profícua de financiamento à C&T em benefício do País.

Nem sempre mobilizada para temas políticos, a comunidade científica paulista encontrou na alteração do orçamento da Fapesp, historicamente respeitado pelos governos paulistas, um ponto de forte convergência de opiniões, considerando que a medida abre um grave precedente. Manifestaram-se contra a decisão porta-vozes da comunidade de docentes e pesquisadores, sociedades científicas e veículos de comunicação, entre eles os dois principais jornais diários, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. De forma geral, as manifestações ressaltam a impropriedade da medida e a falta de sensibilidade do governo, neste momento de crise vivido pelo País, quando os investimentos em CT&I deveriam ser privilegiados.

Tal preocupação não poderia deixar de lembrar que os responsáveis por essa decisão são deputados eleitos para defender os interesses da sociedade paulista. Parlamentares, que, sem dúvida, estarão presentes nas próximas eleições e de quem se espera agora uma explicação a seus eleitores.

Jornal da Ciência


















Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299