.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1264

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



06/04/2017



DOCUMENTA SBQ!


Nesta nova seção, "DOCUMENTA SBQ!", criada no âmbito das comemorações dos 40 anos da Sociedade Brasileira de Química, relembraremos o percurso da nossa sociedade, usando documentos e fotografias para contar (e recontar) sua história.

No boletim eletrônico da SBQ, este será um espaço dinâmico, aberto aos associados que tiverem material de interesse histórico da Sociedade e quiserem participar do resgate da sua memória e história. Caso seja o seu caso, envie um e-mail para boletim@sbq.org.br, assunto DOCUMENTA SBQ, com o(s) documento(s) e seus comentários.

Como deve ser, iniciaremos esta seção resgatando o momento da fundação da SBQ, em 8 de julho de 1977, na sala 056 da Pontifícia Universidade Católica – PUC de São Paulo, durante a 29ª Reunião Anual da SBPC, marcada por fortes manifestações políticas e o boicote das autoridades federais à Reunião.

A história foi contada em várias ocasiões, em Editoriais da Química Nova e artigos sobre o tema, que foram reunidos no livro "A Química no Brasil através da Química Nova", publicado em 2004, em comemoração aos 25 anos da fundação da Sociedade, e disponibilizados aqui para seu deleite. Esta história também foi contada com muito entusiasmo pelos seus ex-presidentes no vídeo Documentário: "SBQ: uma visão histórica" na página eletrônica da SBQ. Segue apenas um resumo, ilustrado com documentos preciosos guardados com carinho na sede da SBQ.

A origem da SBQ remonta ao ano de 1922, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Chimica, como parte das comemorações da Independência do Brasil. Em 1951 esta sociedade fundiu-se à Associação Química do Brasil dando origem à Associação Brasileira de Química (ABQ).

Em seu relato "O Momento da Fundação", o Professor Eduardo Motta Alves Peixoto recorda como catalisou um grupo de químicos atuantes nas reuniões anuais da SBPC, que vendo frustrados seus anseios de reerguer a ABQ, realizaram uma consulta junto a pesquisadores da área sobre a pertinência de se criar uma Sociedade Química Científica. Como fez questão de informar em seu relato, dos 419 entrevistados, 69% responderam e todos afirmativamente.

Este resultado foi levado à Assembleia reunida durante a aguerrida 29ª Reunião Anual da SBPC e presidida pelo Professor Peixoto, que resultou na fundação da Sociedade Brasileira de Química.

A Assembleia elegeu uma Diretoria Constituinte, composta por Simão Mathias (Presidente), Eduardo Motta Alves Peixoto (Secretário Geral) e Etelvino José Henriques Bechara (tesoureiro), e um Conselho Consultivo composto por Jacques Danon, Ricardo Carvalho Ferreira, David Tabak, Archimedes Pereira Guimarães, Ernesto Giesbrecht e Antonio Carlos Pavão, para o período de julho de 1977 a julho de 1978.

Prof. Simão Mathias (1º Presidente da SBQ)

 

Profs. Eduardo Peixoto (Secretário Geral) e Etelvino Bechara (Tesoureiro)

A ata, mostrada abaixo, foi redigida num cartaz com a efígie de Galileo Galilei, símbolo da rebeldia contra as convenções da autoridade de outrora, muito apropriado naquela ocasião. A ata foi assinada pelos 68 pesquisadores professores universitários e estudantes de pós-graduação que testemunharam o momento histórico.

Atendendo a pedidos de vários colegas, incluímos aqui os nomes dos 68 sócios fundadores da SBQ, embora esta lista tenha sido publicada no primeiro número da revista Química Nova. Resolvemos evidenciar (em azul) os 21 colegas que permaneceram fiéis à SBQ, mantendo-se sócios ativos até hoje.

O Prof. Peixoto, cujo entusiasmo e "ferocity of purpose" foram determinantes na criação e consolidação da Sociedade é um deles. Também digno de nota é o fato de entre os três sócios fundadores, ex-presidentes e ainda membros ativos, Fernando Galembeck (3º mandato, 1981 e 4o mandato, 1982-1984) e Etelvino Bechara (7º mandato, 1988-1990) participarem do atual Conselho Consultivo da SBQ (21º mandato)!

De acordo com o Relatório de atividades da SBQ de julho/1977 a julho/1978, o Estatuto da SBQ foi elaborado pelo Secretário Geral e aprovado pela Diretoria e Conselho Consultivo, e a Sociedade foi registrada em Cartório.

A cópia do Diário Oficial do Estado de São Paulo em que foi publicada a fundação da Sociedade Brasileira de Química, em 16 de agosto de 1977, segue abaixo.


Em seguida, o Estatuto foi colocado em votação, tendo cada sócio o direito de vetá-lo, sugerir emendas ou aprova-lo como tal, no prazo de trinta dias.

Após este prazo o ante projeto do Estatuto foi revotado pelos Sócios Efetivos com as ementas sugeridas. A partir de então, modificações somente puderam efetivar-se com a aquiescência de 2/3 dos Sócios Efetivos.

O Estatuto atual da SBQ sofreu modificações em 2011.

Foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária em 02/05/2011 e registrado no 3º Oficial de Registro de Título e Documento e Civil de Pessoa Jurídica da Capital em 30/09/2011.


Texto: Maria Domingues Vargas (Conselheira da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299