.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1264

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



06/04/2017



Para ministro, trajetória de cientista do Inpa serve de inspiração para jovens brasileiras


Gilberto Kassab recebeu nesta terça-feira (4) a bióloga Fernanda Werneck, vencedora do prêmio internacional Rising Talents, entregue em março. Esforço da pesquisadora pode servir de inspiração para futuras cientistas.

 
 Vencedora do prêmio Risign Talents, pesquisadora Fernanda Werneck foi recebida em audiência pelo ministro Gilberto Kassab e o secretário Jailson de Andrade. Crédito: Ascom/MCTIC

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, definiu a trajetória da bióloga Fernanda Werneck, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), como inspiradora para futuras cientistas. Ele recebeu nesta terça-feira (4) a pesquisadora, que, em 21 de março, em Paris, venceu o prêmio Rising Talents, do programa For Women in Science, promovido pela empresa L'Oréal em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"Esse encontro, na verdade, é apenas simbólico", disse Kassab. "O fato de você estar aqui mostra o reconhecimento ao seu esforço e o nosso orgulho, como brasileiros, por tê-la entre nós. Quero nos colocar à disposição naquilo que for necessário e estiver ao nosso alcance para que você continue essa carreira maravilhosa. Pode contar com o apoio do ministério e do governo federal."

A pesquisadora ganhou visibilidade por liderar uma série de estudos para entender os impactos de mudanças climáticas sobre a vida de lagartos. "Apesar de muita gente não achar que possam ser sensíveis, por se acostumar a ver esses répteis sob o sol, são organismos que dependem de temperaturas específicas. A nossa intenção é trazer informação para compreender e preservar a biodiversidade, tanto do Cerrado quanto da Amazônia e da região de transição entre os dois biomas, onde estão as maiores taxas de desmatamento."

Nascida em Goiânia (GO) e criada em Brasília (DF), Fernanda integra o quadro do Inpa, localizado em Manaus (AM), desde 2013, quando passou no último concurso público do ministério. Recentemente, assumiu o cargo de gerente do Programa de Coleções Científicas Biológicas (PCCB).

Ela tem 35 anos e graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). A pesquisadora cursou doutorado em Biologia Integrativa pela Brigham Young University, dos Estados Unidos, e foi bolsista Jovens Talentos do programa Ciências Sem Fronteiras.

Incentivo
O prêmio Rising Talents tem objetivo de impulsionar a trajetória de jovens cientistas para que elas se tornem pesquisadoras de relevância mundial. Fernanda garantiu presença como uma das três representantes latino-americanas por ter sido uma das sete vencedoras do último prêmio nacional Para Mulheres na Ciência, oferecido por L'Oréal, Unesco e Academia Brasileira de Ciências (ABC). A honraria internacional é concedida anualmente a 15 profissionais, três de cada região do mundo – África e Estados Árabes, América Latina, América do Norte, Ásia e Pacífico e Europa.

Jurado do prêmio nacional, o secretário de Políticas e Programas de Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, lembrou que antes de Fernanda, destaque na categoria Ciências Biológicas, o programa internacional já havia reconhecido duas brasileiras: a farmacêutica Carolina Horta, em 2015, e a professora Elisa Orth, em 2016, ambas na categoria Ciências Químicas.

Para o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da L´Oréal, Patrick Sabatier, as conquistas brasileiras nas três últimas edições demonstram a força da ciência e da mulher do país. Ele informou que a empresa deve inaugurar em outubro um centro de pesquisa e inovação na Ilha do Bom Jesus da Coluna, incorporada por aterro à Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. A companhia mantém unidades semelhantes na África do Sul, China, França, Índia e Japão.


Fonte: MCTIC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299