.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1265

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



13/04/2017



Ministro reitera empenho para reverter queda de investimentos em ciência e educação


A reitores de universidades, Gilberto Kassab ressaltou a importância das universidades para a produção do conhecimento científico do país. "Espero colaborar para suprir essa queda de investimento no setor."

 
 Ministro Gilberto Kassab se reuniu nesta terça-feira (11) com representantes da Andifes em Brasília. Crédito: Ascom/MCTIC

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse nesta terça-feira (11) que está empenhado em reverter a queda de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Durante reunião com a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), ele ressaltou a importância das universidades para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. Kassab afirmou ainda que está trabalhando para garantir a liberação de recursos para projetos, sobretudo aqueles que já estão aprovados.

"As universidades concentram a produção do conhecimento. Espero colaborar para suprir essa queda de investimento no setor", declarou.

No encontro com o ministro, o vice-presidente da Andifes, Paulo Márcio de Faria, apresentou as principais reivindicações das instituições. A primeira delas, segundo ele, é a execução da emenda apresentada ao orçamento de 2016, que prevê a destinação de recursos para as universidades federais. Os representantes da Andifes também pediram o apoio do ministro para recuperar o montante original de R$ 400 milhões previstos no edital do CT-Infra, lançado em 2014 pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a aquisição de equipamentos de grande porte pelas instituições. Em razão de restrições orçamentárias, a Finep reduziu o valor do repasse pela metade, limitado a R$ 200 milhões.

Os representantes da associação também pediram empenho do ministério na conclusão do decreto que regulamenta o Marco Legal de Ciência e Tecnologia, em elaboração por um grupo formado por representantes do MCTIC, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, universidades e comunidade científica.

Os reitores também destacaram a necessidade de uma medida que permita ampliar a utilização dos recursos próprios arrecadados pelas universidades. Segundo a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, há uma limitação orçamentária para utilizar os recursos captados pelas próprias instituições. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata, a audiência mostrou a disponibilidade do ministério em atender a pauta de reivindicações das instituições federais de ensino. "É nas universidades federais que estão a maior parte dos pesquisadores e grande parte do conhecimento gerado no país", ressaltou.

A reunião contou ainda com a participação do secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias, do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson de Andrade, do secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduíno, da reitora da Universidade Federal de Pernambuco, Maria José de Sena, e do reitor da Universidade Federal de São João Del-Rei, Sérgio Cerqueira.


Fonte: MCTIC








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299