.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1267

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/04/2017



CAUSOS DA SBQ

A perspicácia de Ricardo Ferreira



Como se sabe, a SBQ foi fundada em 1977, no seio da reunião anual da SBPC, que teve lugar naquele ano. A partir daí 12 Reuniões Anuais da SBQ foram realizadas dentro da SBPC, até 1989. A partir de 1990 passamos a nos reunir independentemente de nossa matriz original.

Em 1980 a Reunião Anual da SBPC, em que ainda estava nossa sociedade, aconteceu nas dependências da UERJ, no Rio de Janeiro. Naquela época nosso Presidente era o Prof. Ricardo Ferreira. Ele havia convidado um professor da Universidade de Palermo, na Sicília, para proferir duas conferências plenárias, uma de manhã e a outra na tarde do mesmo dia. Na primeira conferência ele anunciou à plateia: "Tenho o prazer de apresentar o Prof. Leonello Paoloni, de Palermo", e declinou o título da conferência. Em seguida, acrescentou: "No nosso programa está escrito que ele fará sua conferência em inglês. Como porém, esta não é nem a língua dele nem a nossa, eu lhe pedi que nos fale na bela língua de Galileo Galilei e Enrico Fermi." E assim foi feito, com o Prof. Paoloni discursando em italiano.

Na hora do almoço eu procurei Ricardo para lhe fazer uma provocação. Disse-lhe, fingindo estar falando sério, que, como sócio da SBQ eu queria fazer um sério reparo ao que ele havia dito de manhã. Como é que o Presidente da Sociedade Brasileira de Química era capaz de dar tanta colher de chá aos físicos, dizendo que nosso convidado, um químico, iria falar na língua de dois físicos? Ricardo ficou sério, mas ao reapresentar o convidado, depois do almoço, deu uma notável lição de perspicácia e sensibilidade, ao dizer: "A pedidos, eu queria fazer uma retificação. Em sua segunda conferência, o Prof. Paoloni vai falar na bela língua de Amedeo Avogadro e Stanislao Cannizzaro."


Fonte: Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (ex-presidente da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299