27/04/2017
CAUSOS DA SBQ
A perspicácia de Ricardo Ferreira
|
Como se sabe, a SBQ foi fundada em 1977, no seio da reunião anual da SBPC, que teve lugar naquele ano. A partir daà 12 Reuniões Anuais da SBQ foram realizadas dentro da SBPC, até 1989. A partir de 1990 passamos a nos reunir independentemente de nossa matriz original.
Em 1980 a Reunião Anual da SBPC, em que ainda estava nossa sociedade, aconteceu nas dependências da UERJ, no Rio de Janeiro. Naquela época nosso Presidente era o Prof. Ricardo Ferreira. Ele havia convidado um professor da Universidade de Palermo, na SicÃlia, para proferir duas conferências plenárias, uma de manhã e a outra na tarde do mesmo dia. Na primeira conferência ele anunciou à plateia: "Tenho o prazer de apresentar o Prof. Leonello Paoloni, de Palermo", e declinou o tÃtulo da conferência. Em seguida, acrescentou: "No nosso programa está escrito que ele fará sua conferência em inglês. Como porém, esta não é nem a lÃngua dele nem a nossa, eu lhe pedi que nos fale na bela lÃngua de Galileo Galilei e Enrico Fermi." E assim foi feito, com o Prof. Paoloni discursando em italiano.
Na hora do almoço eu procurei Ricardo para lhe fazer uma provocação. Disse-lhe, fingindo estar falando sério, que, como sócio da SBQ eu queria fazer um sério reparo ao que ele havia dito de manhã. Como é que o Presidente da Sociedade Brasileira de QuÃmica era capaz de dar tanta colher de chá aos fÃsicos, dizendo que nosso convidado, um quÃmico, iria falar na lÃngua de dois fÃsicos? Ricardo ficou sério, mas ao reapresentar o convidado, depois do almoço, deu uma notável lição de perspicácia e sensibilidade, ao dizer: "A pedidos, eu queria fazer uma retificação. Em sua segunda conferência, o Prof. Paoloni vai falar na bela lÃngua de Amedeo Avogadro e Stanislao Cannizzaro."
Fonte: Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (ex-presidente da SBQ)
|