.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1268

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



04/05/2017



Mulheres receberam 24% das bolsas de produtividade de pesquisa


Apenas 24% das Bolsas de Produtividade de Pesquisa, para pesquisadores de destaque, foram destinadas a mulheres em 2015. Os dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apontam, no entanto, que as mulheres são maioria no ingresso e na conclusão dos cursos superiores e também no percentual de bolsas de iniciação científica, totalizando 59%. O tema foi debatido nesta semana, em audiência pública no Senado Federal.

A decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília (UnB), Maria Emília Walter, destacou que atualmente as mulheres publicam 50% da produção científica, mas nas áreas de ciência da computação e matemática a proporção é de 75% para homens e apenas 25% para as mulheres. "Embora sejam metade, 30%, 40% do corpo de cientistas, nos cargos de gestão elas não estão, sobretudo nessas áreas mais duras", informou.

A gerente de Programas da ONU Mulheres, Joana Chagas, defendeu que o incentivo precisa vir desde cedo. "Quando elas não são encorajadas na escola, quando elas não veem como possibilidade carreiras nas áreas de engenharia, de matemática, de física, elas já criam aí no seu inconsciente uma imagem de que não é um lugar para elas, que elas não são capazes", afirmou.

A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz acreditar que a presença feminina na ciência deve crescer cada vez mais. "O ingresso da mulher está sendo mais rápido, mais evidente, exatamente pela forma, porque lá se entra por QI de fato, de conhecimento, de capacidade. O que não significa dizer que está tudo bem, mas estamos trilhando um bom caminho", disse a senadora.


Fonte: Agência ABIPTI com informações do Senado


Veja também:
Em busca de equilíbrio















Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299