.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1269

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/05/2017



IUPAC 2017: As contribuições da mecânica quântica à química no trabalho de Peter Gill


Palestrante no Simpósio de Química Teórica e Computacional, pesquisador neozelandês trabalhou com Nobel John Pople e aplica equações para entender e prever o comportamento molecular

Mais perto de bites e bytes do que de pipetas e reagentes, o Professor Peter Gill, da Universidade Nacional da Austrália tem feito expressivas contribuições à Química Quântica, disciplina que, em suas palavras "aplica o conhecimento da mecânica quântica para entender e prever o comportamento molecular". Seu desafio maior é estender os domínios da química computacional para sistemas maiores, complexos, especialmente aqueles de interesse biológico, sem o dispêndio de intermináveis horas de hardwares fazendo cálculos.

Peter Gill é um entusiasta da computação, e o software desenvolvido pelo seu grupo de pesquisa deu origem a uma empresa: "O desenvolvimento da química quântica só foi possível graças à evolução dos hardwares e sua velocidade de processamento, que cresceu 100 mil vezes entre 1991 e 2012."

Gill é um dos destaques do Simpósio de Química Teórica e Computacional do 46º. Congresso Mundial de Química, a ser realizado em São Paulo, de 9 a 14 de julho. Ele formou-se em Auckland em 1982 e obteve seu doutorado na Universidade Nacional da Austrália. Na Carnegie Mellon University estudou com John Pople (Nobel de Química 1998, pelo desenvolvimento de métodos computacionais em química quântica) entre 1988 e 93 e passou por Cambridge e Nottingham.

"Químicos sempre falam sobre o "estado excitado" de moléculas, mas é surpreendentemente difícil determinar o número de elétrons que ficam excitados. Minha palestra apresentará um método novo e simples para determinar esse número e também mostrará que o estado excitado de algumas moléculas importantes, como o benzeno e o butadieno foram incorretamente caracterizados no passado", contou Gill em entrevista ao Boletim SBQ.

Gill coordena o grupo de Química Quântica Teórica, na faculdade de Química da Universidade Nacional da Austrália. É um grupo razoavelmente pequeno com três doutorandos, três pós-docs e um aluno de iniciação científica. "Cada pessoa trabalha em um projeto. Por exemplo, um doutorando está desenvolvendo novos métodos para prever o comportamento químico de átomos pesados (actinídeos) enquanto um pós-doc está conduzindo cálculos de alta precisão sobre as propriedades de gases de elétrons uniformes", explica o professor.

No início dos anos 90 Gill criou uma empresa para desenvolver e comercializar um software que utiliza equações fundamentais da mecânica quântica para prever o comportamento químico. "Fiz isso para facilitar a transferência de tecnologia do meu grupo de pesquisa para o mercado. Hoje o pacote Q-Chem é utilizado por milhares de pesquisadores mundo afora, tanto no ambiente acadêmico, quanto governamental e industrial", afirma Gill, um entusiasta da computação. "O desenvolvimento da química quântica só foi possível graças à evolução dos hardwares e sua velocidade de processamento, que cresceu 100 mil vezes entre 1991 e 2012."

Gill é um entre 12 pesquisadores de seis países diferentes que comporão o Simpósio de Química Teórica e Computacional. O programa, organizado pelo Professor Watson Loh (Unicamp) e pela Professora Angela K. Wilson (Michigan State University, EUA), é formado por outros quatro sub-tópicos: Química Biofísica; Físico-Química da Auto-Organização (Self-Assembly); Novas Fronteiras em Espectroscopia; e Química Atmosférica. "É um programa abrangente, em que procuramos trazer nomes relevantes de diversas áreas componentes ou correlatas da Físico-Química", descreve o Professor Loh.

Veja pequena palestra de Peter Gill na Academia Australiana de Ciências:

https://www.youtube.com/watch?v=lCWUG_Odlss&t=323s

Página do Grupo de Química Quântica da Universidade Nacional Australiana:

https://rsc.anu.edu.au/~pgill/

Página de Peter Gill:
http://chemistry.anu.edu.au/people/peter-gill

Programação completa do Simpósio:
http://www.iupac2017.org/symposia.php#pc


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299