.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1275

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



22/06/2017



IUPAC-2017 deixará São Paulo mais internacional e científica do que nunca


Evento trará representantes oficiais de 43 países, e sociedades científicas debaterão o futuro das ciências químicas

Com delegados oficiais das sociedades químicas de 43 países, o 46º Congresso Mundial de Química (IUPAC-2017) e a 49ª Assembleia Geral da IUPAC deixarão a cidade São Paulo mais internacional e mais científica do que nunca, na semana de 9 a 14 de julho. São esperados em torno de 3 mil participantes de todos os continentes para este evento centenário que pela primeira vez é realizado no continente sul-americano. Entre as sociedades químicas presentes estarão as dos países com maior produção da indústria química mundial, como China, EUA, Japão, Coréia, Alemanha, Índia, França e Brasil.

"É uma situação inédita para o Brasil, que jamais reuniu tantos e tão bons cientistas", afirma o Professor Adriano D. Andricopulo (IFSC-USP), presidente do Comitê Organizador da IUPAC-2017 e ex-presidente da SBQ.

Prof. Adriano Andricopulo, presidente do Comitê Organizador: "É uma oportunidade única de reunirmos na mesma sala representantes da Química de diversos países. Queremos conhecer a visão de cada um, entender suas perspectivas de curto prazo e seus sonhos para o longo prazo, quais as dificuldades e oportunidades globais e locais."

A presença de dezenas de sociedades científicas motivou os organizadores do evento a realizar um painel de discussões sobre o "Futuro das Ciências Químicas", que reunirá representantes de cinco sociedades (China, EUA, Alemanha, Grã-Bretanha e Brasil), mais um representante da Associação Brasileira da Indústria Química, o presidente e o secretário-geral da IUPAC. A mediação será feita pelo Professor Paulo Cezar Vieira (UFSCAR), ex-presidente da SBQ e ex-presidente da FLAQ.

"É uma oportunidade única de reunirmos na mesma sala representantes da Química de diversos países. Queremos conhecer a visão de cada um, entender suas perspectivas de curto prazo e seus sonhos para o longo prazo, quais as dificuldades e oportunidades globais e locais", explica Andricopulo. "Não tenho dúvidas de que a Química é a ciência que mais contribuirá para a humanidade neste século."

O Painel tem um formato de falas curtas e amplo espaço para perguntas da plateia, e cada participante irá falar sore um tema específico. O presidente da SBQ, Professor Aldo Zarbin (UFPR) irá abordar a migração de cientistas e a colaboração internacional. "A essência da minha fala será a existência de cada vez menos fronteiras na Química, e a importância da cooperação internacional para a qualidade e a diversidade da ciência feita", revela. "Existem problemas globais na ciência, como as mudanças climáticas e questões de saúde, e outros problemas de interesse regional. A ciência aborda todo esse espectro."

Na opinião de Zarbin, as sociedades científicas representam a ciência que se faz no país. "Este painel será no mínimo muito instigante, será a troca entre pesquisadores levada à sua máxima extensão."

Veja a programação completa do Painel "O futuro das Ciências Químicas" aqui.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299