.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1279

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/07/2017



SBQ faz Festival da Química na Reunião Anual da SBPC


Com oito atividades científicas, a Química marcou presença na reunião que empossou o físico Ildeu de Castro Moreira à frente da SBPC

Com oito atividades propostas e realizadas a SBQ foi a sociedade científica com maior participação na 69ª. Reunião Anual da SBPC, realizada na semana passada, em Belo Horizonte. "Fizemos oito atividades, com grande plateia e conteúdo muito importante", afirma a professora Rossimiram Freitas (UFMG), secretária-geral da SBQ.

A partir da esquerda: Jaílson Bittencourt de Andrade, Norberto Peporine Lopes, Vanderlan Bolzani, Aldo Zarbin, Carlos Alberto Lombardi Filgueiras, Maria Vargas, José Israel Vargas, Antônio Sálvio Mangrich e Rossimiriam Freitas, na conferência 40 anos da SBQ

Foram duas mesas redondas, sendo uma com as sociedades de física e de materiais e outra com a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), um minicurso, proferido pela professora Hállen Daniel Casado (UFMG) e três conferências realizadas pelos professores Aldo Zarbin (UFPR), presidente da SBQ, Carlos Alberto Lombardi Filgeiras (UFMG), ex-presidente e Rossimiram Freitas (UFMG), secretária-geral. "As plateias estavam cheias. Na minha conferência muitas pessoas ficaram muito interessadas e fizeram muitas perguntas", conta Rossimiriam.

Houve também uma sessão de comemoração dos 40 anos da SBQ, com o atual (Aldo Zarbin) e futuro (Norberto P. Lopes) presidentes da SBQ, e os ex-presidentes Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA), Vanderlan Bolzani (Unesp), Antonio Mangrich (UFPR) e Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFMG). Esta sessão foi acompanhada pelo novo presidente da SBPC, professor Ildeu de Castro Moreira, físico da UFRJ e pelo ex-ministro da ciência, professor José Israel Vargas.

Na tenda da SBQ Jovem o professor Alfredo Luiz Matheus (UFMG) comandou o Festival de Química, com experimentos e performances para o público infanto-juvenil. "Foi um show, com uma presença média de 1,2 mil pessoas por dia", relata Rossimiriam Freitas.

O evento aconteceu na semana seguinte ao Congresso Mundial de Química, realizado em São Paulo, quando foi celebrado o quadragésimo aniversário da SBQ. "Num momento de crise como a que vive a área de ciência e tecnologia no Brasil as sociedades científicas precisam se unir para o enfrentamento, e ficou claro na SBPC que os cientistas estão unidos", destacou a secretária-geral da SBQ.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299