.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1282

DESTAQUES:



Siga o
da SBQ


Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/08/2017



41ª. RASBQ: Trabalho para Foz do Iguaçu já começou


É hora de se programar para participar do evento que será realizado junto a uma das sete maravilhas do mundo

A diretoria da SBQ já está em pleno trabalho de organização da 41ª. Reunião Anual, que será que realizada em Foz do Iguaçu, de 21 a 24 de maio de 2018. Nas próximas semanas será definido o local – há três concorrentes -, bem como começarão a ser indicados os palestrantes, em um trabalho envolvendo todos os diretores das divisões científicas da SBQ. "Será um grande evento e, após o sucesso da IUPAC/40ª. RA, a expectativa é recebermos um grande número de participantes", avisa a secretária geral da SBQ, professora Rossimiriam Freitas (UFMG).

A realização da RA em Foz está na linha do diálogo cada vez maior da SBQ com as várias regiões do País. "Voltamos à Região Sul depois de sete anos com Reuniões Anuais no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste", explica Rossimiriam. "E Foz do Iguaçu tem um apelo especial, além de condições estruturais excelentes."

Rossimiriam Freitas, secretária geral da SBQ (com Dirce Campos, diretora executiva da SBQ): "Os tempos estão difíceis para a ciência no Brasil em termos de orçamento, então a SBQ vai se esforçar mais do que nunca para ajudar os associados a participar do evento."

De fato não é todo dia que se tem a oportunidade de participar de um evento científico de alto nível junto a uma das sete maravilhas do mundo. As (275) Cataratas do Iguaçu serão um cenário inspirador para os pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros. "Quem não conhece quer conhecer e quem já viu quer voltar", observa Rossimiriam.

Localizadas em uma curva para norte no Rio Iguaçu, cerca de 900 quilômetros distante de seu início (formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba, na região metropolitana de Curitiba), as cataratas têm um desnível de aproximadamente 70 metros. O rio, que tem trechos com 1,2 km de largura antes, afunila-se em uma fenda tectônica que alcança no máximo 100 metros de largura depois das cataratas, e segue assim até o lago de Itaipu (que por si é outra atração para os participantes do evento). A vazão média anual do Rio Iguaçu é de aproximadamente 1.500 m3/s.

Na cidade há muitos hotéis para todos os bolsos e também muitas acomodações pelo site airbnb. "Os tempos estão difíceis para a ciência no Brasil em termos de orçamento, então a SBQ vai se esforçar mais do que nunca para ajudar os associados a participar do evento", afirma a secretária geral da entidade. "A inscrição será parcelada, vamos tentar negociar pacotes com os hotéis e é possível imaginar que estudantes possam se organizar em caravanas próprias."

A SBQ vai procurar sociedades científicas e pesquisadores de Argentina e Paraguai, que formam tríplice fronteira com Foz do Iguaçu, mas a presença de cientistas estrangeiros não irá se limitar aos países vizinhos. "Depois do sucesso da IUPAC, temos o desafio de seguir com a inserção internacional da química brasileira, e esperamos trazer cientistas de todos os continentes", destaca Rossimiriam.

Nas próximas semanas também será estabelecida uma comissão local de organização que terá, entre outras atribuições, envolver as secretarias estaduais e municipal de educação, para a realização do tradicional evento para estudantes, coordenado pelo professor Alfredo Matheus (UFMG).

"Apesar de todas as dificuldades do momento atual, estou muito animada, pelo local em si que é absolutamente maravilhoso, pelo entusiasmo das pessoas e pela oportunidade de mostrar que a Química e a ciência brasileira resistirão! É hora da comunidade mostrar coesão e reação, fortalecendo ainda mais a sociedade que a representa, caminho viável para sair da crise... é hora de aparecer em peso na nossa RA!" finaliza a secretária geral.

Programe-se para participar e inscrever o seu trabalho.

Acompanhe as novidades da 41ª. Reunião Anual da SBQ em www.sbq.org.br


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299