.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1289

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/10/2017



RUTH ESCOBAR E A SBQ


 
 Ruth Escobar: atriz fez campanha no meio teatral para arrecadar fundos para a SBPC 1977, que originou a SBQ. Fonte: TV Cultura. Foto: Milton Michida/Agência Estado

Faleceu em 05 de outubro, Ruth Escobar, um dos ícones do teatro brasileiro. Excepcional atriz, promotora cultural e criadora do Teatro Ruth Escobar (1964) em São Paulo, Ruth se destacou também por sua coragem e militância contra a ditadura militar. Em 1969, montou a peça "O Balcão" do polêmico e irreverente Jean Genet no Novo Teatro, também criado por ela. Na década dos anos sessenta, provocou a ditadura e acendeu o público do teatro, sempre lotado de estudantes, com as peças memoráveis de Berthold Brecht: "Mãe Coragem e Seus Filhos", "A Ópera dos Três Vinténs" e "Roda Viva" (1968). Este último espetáculo foi invadido pelo Comando de Caça aos Comunistas (CCC), quando foi presa junto com Marília Pera.

Elogiada e respeitada pela classe teatral, liderou o movimento dos teatros paulistanos na doação das bilheterias para a SBPC viabilizar a realização da Reunião Anual na PUC em 1977, boicotada pelo corte de verbas federais e proibição dos professores das universidades federais participarem do congresso.

O que Ruth Escobar tem ver com a SBQ? Lembro que nossa Sociedade foi fundada dentro da Reunião da SBPC na PUC em julho de 1977, dentro de um clima revolucionário, repressivo e presença de químicos conservadores contrários à criação de uma nova sociedade de Química! Ruth Escobar conquistou assim um lugar na história de nossa pujante e vitoriosa SBQ. Ontem, na Marcha pela Ciência na Ave. Paulista, encontrei três adolescentes alunos de Química da ETEC-São Paulo (Bairro da Luz), gritando palavras de ordem contra o corte de verbas para educação e ciência, cujos olhos brilharam e me bombardearam de perguntas quando me identifiquei como membro antigo da SBQ. É só um modesto indicador de quão reconhecida é a SBQ.


Fonte: Etelvino Bechara (ex-presidente e atual Conselheiro da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299