.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1294

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



16/11/2017



Marcha Pela Ciência em Curitiba


Dia 11 de Novembro de 2017, um sábado ensolarado em Curitiba e cenário perfeito para a Marcha pela Ciência. O evento começou em frente ao simbólico prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na Praça Santos Andrade no Centro de Curitiba pelas 11h e contou com a presença de muitas alunas e alunos, docentes, dirigentes, representantes de entidades científicas e a sociedade em geral, passando de 250 pessoas.

O evento contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Física, Diretório Central dos Estudantes da UFPR (DCE-UFPR), Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (SINDITEST). No evento estavam presentes: o Presidente da SBQ Aldo Zarbin, o secretário da SBF Marcos Luz, a secretária regional do Paraná da SBPC Elizabeth Schwarz, a secretária regional da SBQ do Paraná Elisa Orth, o reitor da UFPR Ricardo Fonseca, entre outras autoridades. Estavam presentes também pró-reitores como o Francisco Mendonça, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, além de representantes da Academia Brasileira de Ciências, da FIOCRUZ, UTFPR-Curitiba e UEPG.

Foram entregues mais de 1000 panfletos para a comunidade, com o intuito de explicar porque todos devem se importar com a ciência e ainda havia muitos cartazes com frases de impacto. Após as falas de diversos representantes em frente ao prédio histórico, começou-se a Marcha que tomou o tradicional calçadão da Rua XV de Novembro. Só se ouvia pessoas gritando: "Eu tô na rua, não abro mão, quero ciência no futuro da nação", que foi ganhando muitos adeptos durante a caminhada. Ao final da Marcha, aconteceu um "abraçaço" em nome da Ciência.

Certamente, Curitiba, polo de tantas universidades, situada no Paraná que também possui tantas universidades e institutos, marcou 11 de Novembro de 2017 com essa mobilização em prol da Ciência Brasileira e do futuro do País! Resistiremos!

Veja vídeos no youtube:
Marcha pela Ciência em Curitiba - 11 de Novembro 2017
Marcha pela Ciência em Curitiba em frente ao prédio histórico
Abraçaço na Marcha pela Ciência em Curitiba

 
 
 

Fonte: Elisa S. Orth (Secretária Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Química / UFPR)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299