.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1295

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



23/11/2017



II Encontro da SBQ Região Norte reúne participantes de diferentes Estados da Amazônia


Boa Vista reuniu a comunidade química para debater sobre a química na Amazônia e os desafios da ciência, tecnologia e inovação. A capital mais setentrional do Brasil, localizada no hemisfério norte, organizou-se para receber a comunidade química de toda a região Norte. Foi a primeira vez que Boa Vista sediou o encontro, e enfrentou os desafios de divulgar a química na Amazônia devido à sua grande extensão territorial, aos altos custos de transportes entre as capitais desta região e à baixa concentração de instituições de ensino e pesquisa. O evento contou com a palestra de abertura da Professora Anita Marsaioli, que falou sobre a química verde: pequenas soluções, grandes resultados.

Foto: Professora Anita Marsaioli (Unicamp)

O evento contou com a presença de estudantes da unidade de ensino de Tefé da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) que viajaram 500 quilômetros de barco e mais de 800 quilômetros de ônibus para participarem do evento. Além disso, o projeto intitulado "Estudo e aplicação da biodiversidade vegetal e microbiana da Amazônia – inovação e sustentabilidade", financiado pela CAPES através do Programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade, financiou o transporte e hospedagem dos alunos da Universidade Federal do Amazonas que viajaram 750 quilômetros de ônibus para participarem do evento. "O Brasil é um país continental e as Secretarias Regionais da SBQ começaram a realizar os seus encontros com o objetivo de aproximar os químicos nas diversas regiões do país. A SBQ Norte surgiu com o objetivo de aumentar a interação dos químicos que atuam na Amazônia. A presença dos alunos de Tefé é um exemplo e para mim significa que todos os esforços para organizar esse evento valeram a pena", declara o Prof. Luiz Antonio Mendonça Alves da Costa, do Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenador geral do evento.

Foto: Alunos da unidade de ensino de Tefé da Universidade Estadual do Amazonas

O evento contou com 166 inscritos e 60 trabalhos apresentados, além da participação de mais de 53 alunos do ensino médio, previamente selecionados para participarem do minicurso sobre Química Forense. O evento também contou com a participação do presidente da SBQ, Prof. Aldo José Gorgatti Zarbin (IQ/UFPR), além do Prof. Afonso Duarte Leão de Souza (DQ/UFAM), Profa. Cynthia Peres Demicheli (DQUI/UFMG), Prof. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro (ICB/UFRJ), Profa. Solange Cadore (IQ/Unicamp) e Prof. Andrey Moacir do Rosario Marinho (IQ/UFPA) que ministraram palestras ao longo dos três dias de evento. O Presidente Aldo Zarbin participou da mesa de abertura, das sessões de pôsteres e foi convidado para fazer uma conferência sobre a sua linha de pesquisa. Ele afirma que "o encontro foi extremamente gratificante e mostrou uma química muito interessante que está sendo feita no norte do país, com alunos e professores extremamente motivados. Impressionou-me o esforço de todos". O sucesso da reunião é muito importante para a SBQ, pois representa a sua descentralização e atinge um dos seus objetivos principais que é fazer com que toda a química brasileira esteja representada dentro da Sociedade. "Parabéns a todos os organizadores e, em especial, à Secretaria Regional SBQ de Roraima!" conclui Zarbin.

Foto: Auditório do evento

Gabriela Cristina Mendonça Calisto, graduanda em Licenciatura em Química, pela UFRR, foi ao evento e apresentou o trabalho intitulado "Síntese e caracterização de complexo de cobre (II)" na modalidade pôster. "Achei o evento inovador e importantíssimo para sociedade roraimense de química. Aliás, tal acontecimento forneceu a mim conhecimentos que vão além do que é ministrado em sala de aula, despertando em mim o interesse de deleitar-me na área da pesquisa, tendo em vista os inúmeros projetos voltados à sociedade. Almejo em um futuro breve ser integrante da SBQ com intuito de participar dos eventos que serão realizados por esta sociedade. Ademais, saliento ainda meu enorme interesse em participar da 41ª. Reunião Anual da SBQ que ocorrerá no ano de 2018 em Foz do Iguaçu, PR".

Foto: Gabriela Cristina Mendonça Calisto, graduanda da UFRR.


Fonte: Luiz Antonio Mendonça Alves da Costa (Secretário Regional SBQ Roraima)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299