.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1297

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/12/2017



XXIV Encontro de Química da Região Sul reuniu mais de 700 participantes em Florianópolis


O XXIV encontro de química da região sul, com o tema "A Química na Interface", foi realizado no centro de eventos do Hotel Oceania, na praia dos Ingleses, em Florianópolis – SC. O evento aconteceu entre os dias 29/11 a 01/12 de 2017, contou com a presença de 710 inscritos entre alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação, professores e profissionais da área e foram apresentados 454 trabalhos científicos nas diferentes subáreas da química.

Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de pesquisa da UFSC, Prof. Sebastião Roberto Soares, o coordenador do evento, Prof. Nito Angelo Debacher, o atual presidente da SBQ, Prof. Aldo José Gorgatti Zarbin, além dos secretários regionais Profª. Elisa Souza Orth (PR), Prof. Jair Juarez João (SC) e vice-secretário Prof. Hugo Tubal Schmitz Braibante (RS).

Cerimônia de abertura do XXIV Encontro de Química da Região Sul. (Créditos: Prof. Alfredo Tibúrcio Nunes Pires)

Durante a abertura, todos os membros da mesa destacaram a importância dos eventos científicos para a formação de recursos humanos e divulgação da ciência no Brasil e lamentaram a atual falta de recursos disponíveis para a ciência e tecnologia no nosso país. A conferência de abertura foi conduzida pelo Prof. Hugo Alejandro Gallardo Olmedo, professor titular da UFSC e membro da Academia Brasileira de Ciência, que proferiu uma palestra sobre os 45 Anos de Pesquisa em Cristais Líquidos na Universidade Federal de Santa Catarina.

Coquetel de abertura (da esquerda para a direita) Prof. Eduard Westphal, Prof. Nito Debacher, Prof. Hugo Gallardo, Profª. Daniela Mezalira e Prof. Ivan Bechtold. (Créditos: Prof. Alfredo Tibúrcio Nunes Pires)

A SBQ-SUL teve o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, e da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. A Comissão Organizadora Local ficou a cargo de professores do Departamento de Química da UFSC além de um professor do IFSC, Campus São José, e durante o evento contou com a ajuda de mais de 40 estudantes de graduação, mestrado e doutorado que não mediram esforços para garantir o sucesso do evento. A Comissão Cientifica foi composta de diversos professores dos três estados da região sul que contribuíram na avaliação das centenas de trabalhos submetidos ao evento.

Ao longo dos três dias de evento foram apresentados 454 trabalhos na forma de painéis e 84 apresentações orais nas áreas de ensino de química, físico-química, química ambiental, química analítica, química inorgânica e química orgânica.

Sessão de painéis. (Créditos: Prof. Alfredo Tibúrcio Nunes Pires)

No primeiro dia do encontro 9 minicursos foram ministrados por professores de universidades do RS, SC e PR e ainda contou com ministrantes da Petrobrás e da Agência Nacional do Petróleo. O minicurso "Cianotipia: a química da fotografia azul", ministrado pelos professores Anelise Maria Regiani e Santiago Francisco Yunes foi uma oficina prática onde os inscritos puderam fazer a revelação de diversos negativos em blueprint. Ao final do curso uma foto com os participantes do minicurso foi revelada pela técnica abordada.

Fotografia dos participantes do minicurso "Cianotipia: a química da fotografia azul" revelada pela técnica blueprint (Créditos: Profª. Anelise Regiani e Prof. Santiago Yunes)

Foram também apresentadas 12 palestras sobre diferentes assuntos relacionados à ciência, tecnologia e inovação e dentre os palestrantes pudemos contar com a presença do Prof. Michael Verdaguer, da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris que, com sua bagagem científica e simpatia, agradou a todos que foram prestigiar sua apresentação sobre materiais magnéticos.

Na sessão de encerramento foram premiados 18 trabalhos que se destacaram, entre os inúmeros apresentados, como forma de incentivo aos jovens participantes do encontro.

Site do evento: http://www.sbqsul2017.com.br/

O próximo encontro da SBQ-Sul terá como cidade sede Londrina – PR e o evento ocorrerá no inicio de novembro de 2018.


Texto: Daniela Zambelli Mezalira (professora da UFSC e participante da comissão organizadora do XXIV encontro de química da região sul).








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299