.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1304

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/02/2018



NOTA DE FALECIMENTO


Dieter Klockow

É com pesar que comunicamos o falecimento do Professor Dr. Dieter Klockow, ocorrido no dia 18 de janeiro de 2018, aos 83 anos, em Schwerte, Alemanha. Ele foi Professor Titular da Universidade de Dortmund (UniDo), Diretor do Instituto de Espectroquímica e Espectroscopia Aplicada (ISAS - Dortmund) e Presidente da International Association for Environmental Analytical Chemistry (IAEAC). Deixou vasta produção científica e formou recursos humanos com ênfase em química atmosférica. Atuou na disseminação da pesquisa nesse campo e sua importância e influência pode ser apreciada pelas dezenas de pesquisadores que lhe dedicaram explicitamente uma coletânea de artigos no Fresenius Journal of Analytical Chemistry (atual Analytical and Bioanalytical Chemistry) como homenagem pelo 60º aniversário, encontrando-se o Editorial à respeito na pags. 413 e 414 do volume 350 de 1994.

Durante as décadas de 1980 e 1990 manteve intenso intercâmbio científico com instituições e pesquisadores brasileiros, principalmente, mas não só, dos estados da Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Nas incontáveis vindas ao país atuou de múltiplas formas, tais como: professor visitante, conferencista e palestrante, organizador e participante de eventos e projetos e promotor de intercâmbio científico, sendo que repetidas vezes, trouxe ao Brasil pesquisadores importantes e/ou membros de seus grupos inclusive para participar de trabalhos de laboratório e de campo, servindo de exemplo o projeto binacional "Air pollution and vegetation damage in the tropics – the Serra do Mar as an example (1990-1996)", do qual foi coordenador pelo lado da Alemanha. Na UniDo e, em seguida, no ISAS, seus laboratórios sempre estiveram abertos para visitas e estágios, chegando a dezenas o número de brasileiros que lá estiveram, de pós-graduandos a professores titulares, todos também acolhidos com grande hospitalidade em casa por ele e por sua esposa Barbara. Aproveitamos, pois, para homenagear esse cientista amigo dos brasileiros, por sua atenção especial e influência no desenvolvimento da química analítica e da química ambiental em várias instituições do país. Cabe acrescentar que já está sendo organizada uma homenagem a ser feita durante XIII LASEAC (Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry), Chile, 12-15 novembro de 2018, evento da Red para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina (RACAL) que foi instituída em 1991. Na foto anexa, do início da década de 1980, Klockow conversava com Simão Mathias (esq.) e Eduardo Neves (centro) no IQ-USP.


Fonte: Renato Zanella (UFSM)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299