.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1308

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/03/2018



41ª RA: Jovens terão workshop para debater questões da carreira


Iniciativa abre possibilidades inéditas para estudantes de graduação e pós

Uma das novidades da 41ª Reunião Anual da SBQ, a ser realizada em Foz do Iguaçu, de 21 a 24 de maio, é resgate do workshop da SBQ Jovem, em novo formato. Concebida para ser mais do que um fórum de debates para estudantes e jovens pesquisadores, a sessão tratará de quatro temas fundamentais para químicos em início de sua trajetória: Projetos, Carreira, Publicação Científica e Empreendedorismo. E depois da RASBQ, a SBQ Jovem terá um caráter permanente, focando nesses grandes temas.

Professor Diogo Montes Vidal (UFMG): "Tive a sorte de conhecer a SBQ logo no meu segundo ano de graduação, e desde então participei de muitas RAs. Isso tem sido muito importante na minha carreira."

Professor Fernando de Carvalho da Silva (UFF): "Sou sócio da SBQ desde 2003. Lembro que fiz minha inscrição naqueles formulários que vinham na última página da revista Química Nova. Desde então, não me desliguei mais da sociedade."

"Precisamos investir nos mais novos, trazê-los para mais perto da Sociedade e mostrar como a SBQ é importante para aqueles que buscam crescer como cientistas", afirma o professor Fernando Carvalho (UFF), tesoureiro-adjunto da SBQ e um dos coordenadores do workshop.

Cada tema terá um coordenador e um minicurso. "A ideia é que os participantes deste primeiro workshop se tornem 'embaixadores' da SBQ Jovem, ao levar para disseminar em suas cidades o conteúdo fornecido", explica Carvalho.

O tema "Projeto" será coordenado pelo professor Paulo Zarbin (UFPR) e focará em métodos e estratégias de se alcançar financiamento em projetos nacionais e internacionais. "Publicação Científica" trará orientações estratégicas do professor Eliezer de Jesus Barreiro (UFRJ) para divulgação de trabalhos científicos e noções sobre a dinâmica do meio editorial científico. "Empreendedorismo", a cargo do professor Rochel Lago (UFMG), buscará despertar a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios envolvendo inovação e riscos. O tema "Carreira" está voltado para as opções de oportunidades de carreira envolvendo principalmente o setor produtivo e industrial e será capitaneado pelo prof. Fernando Galembeck (UNICAMP).

O professor Diogo Montes Vidal (UFMG), outro coordenador do workshop, enfatiza a importância de ampliar a participação dos jovens na SBQ. "Percebo que estudantes de graduação costumam se aproximar da SBQ apenas a partir do momento que eles têm oportunidades em Iniciação Científica. Precisamos estimulá-los a serem mais ativos", observa.

Vidal é um jovem pesquisador, há um ano orientando na UFMG – toda a sua formação foi na UFPR –, na área de produtos naturais. "Tive a sorte de conhecer a SBQ logo no meu segundo ano de graduação, e desde então participei de muitas RAs. Isso tem sido muito importante na minha carreira", conta.

O Workshop SBQ Jovem será realizado dia 21 de maio.
Faça sua inscrição (gratuita para participantes da RASBQ) até 12 de maio.
Para mais informações: http://www.sbq.org.br/41ra/pagina/workshops.php


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299