.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1318

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/05/2018



41ª RA: Hamilton Varela traz a dinâmica complexa em eletrocatálise


Professor do IQSC-USP apresenta resultados de seu trabalho e perspectivas e aplicações práticas das oscilações eletroquímicas

A busca por energias limpas envolve diversos aspectos científicos. Um deles é a interconversão entre energias química e elétrica, processo em que a eletro-oxidação de moléculas orgânicas pequenas (ácido fórmico, metanol, etileno glicol, etanol, glicerol, entre outras) é de fundamental importância, e que encontra aplicações em células a combustível e na produção limpa de hidrogênio. Esse é o tema da conferência Dinâmica Complexa em Eletrocatálise, que será proferida pelo professor Hamilton Varela (IQSC-USP) na 41ª Reunião Anual da SBQ, semana que vem, em Foz do Iguaçu.

Professor Hamilton Varela (IQSC-USP): "Comportamento complexo em sistemas físico-químicos tem sido observado em várias reações e atraído interesse de grupos de pesquisa pelo mundo. No nosso Grupo, as reações oscilatórias ocorrem na interface sólido/líquido eletrificada."

Engenheiro químico pela UFRN, com mestrado em Físico-Química pela USP (2000), Varela fez seu doutorado no Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft, com tese defendida na Freie Universität Berlin - Alemanha (2003). Realizou estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Física Experimental (E19) da Technische Universität München - Alemanha. Ele tem mais de 100 artigos publicados em revistas científicas com árbitro, quatro capítulos de livro e mais de 200 contribuições em eventos científicos.

O professor Varela integra o Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos, da USP, criado em 1973. São seis docentes e 60 pesquisadores dedicados a pesquisas fundamentais e aplicadas em diferentes áreas da eletroquímica, mas com foco específico em eletrocatálise. "Um diferencial do trabalho que desenvolvo em meu grupo é o estudo das reações de eletro-oxidação em regime oscilatório", explica. "Nessas condições, comportamentos espetaculares incluindo auto-organização no tempo são observados. Comportamento complexo em sistemas físico-químicos tem sido observado em várias reações e atraído interesse de grupos de pesquisa pelo mundo. O exemplo mais celebrado nessa direção é sem dúvida a reação de Belousov-Zhabotinsky. No nosso Grupo, as reações oscilatórias ocorrem na interface sólido/líquido eletrificada."

Em sua conferência o professor Varela apresentará resultados obtidos pelo seu Grupo e discutirá algumas perspectivas e aplicações práticas das oscilações eletroquímicas. "O estudo de reações eletrocatalíticas em regime oscilatório tem aberto excelentes perspectivas no estudo de mecanismo de reação e obtenção de parâmetros relevantes como constantes de velocidade", declarou ao Boletim SBQ.

O professor Varela tem colaborações efetivas com grupos na França, Alemanha, China e EUA. Ele também participou da fundação do Ertl Center no Gwangju Institute of Science and Technology, Gwangju, Coreia, onde foi professor adjunto por dois anos. O instituto foi fundado em homenagem a Gerhard Ertl, Nobel de Química de 2007, com quem Varela trabalhou durante seu doutorado. "O professor Ertl é um homem muito generoso, que me ensinou bastante, em vários aspectos da vida. A lição mais importante, acredito, foi a busca pela verdade e o rigor científico, acima de qualquer outra coisa", afirma.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299