.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1326

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



26/07/2018



Química em pauta na 70ª SBPC


SBQ participa em diversas atividades nas celebrações de 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Está sendo realizada esta semana uma grande festa da ciência brasileira. É a 70ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Alagoas, com a presença de cientistas de diversas áreas do saber. A SBQ – que nasceu dentro da SBPC em 1977 – está presente, com o presidente Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), os ex-presidentes Vanderlan Bolzani (Unesp), Etelvino Bechara (IQ-USP) e com a professora Marília Goulart (Ufal), ex-vice presidente.

A Química está em pauta na 70ª Reunião Anual da SBPC, que se realiza em Maceió, esta semana. Entre diversas outras atividades, os professores Etelvino Bechara (IQ-USP) e Marília Goulart (UFAL) ministraram minicurso para sala cheia.

"A SBPC completa 70 anos, e é uma honra para toda a sociedade alagoana estar participando ativamente desta comemoração. Desde a candidatura da UFAL, proposta pelo Prof. Fábio Guedes, presidente da FAPEAL, e com o amplo apoio do governo de Alagoas, a preparação desta reunião anual da SBPC envolveu não só a UFAL, mas, todas as instituições de ensino superior de Alagoas, tanto públicas como privadas. Foi um momento de união para um bem maior: a valorização da ciência, tecnologia, inovação e educação em todos os níveis", declarou a professora Marília.

Segundo ela, os frutos já são muitos e estão evidentes nos sorrisos e interesse dos jovens e crianças que participam das atividades científicas e lúdicas proporcionadas, e nos jovens e adultos, responsáveis por elas. "Há muita dedicação, e a cultura alagoana também está em festa. A programação é estimulante e diversificada. O contato com os grandes cientistas brasileiros é muito enriquecedor e a herança desta semana de julho de 2018, sem exagero, marcará muitas gerações."

A SBQ participou de um simpósio sobre publicações científicas, em que o caso do Journal of the Brazilian Chemical Society (o JBCS) foi apresentado. A publicação (que tem nota A2 da CAPES), tem crescido substancialmente em termos de publicações vindas dos programas de pós-graduação em química no Brasil. "Hoje o JBCS é a principal publicação para nossas pós-graduações", afirma o presidente da SBQ, Norberto Peporine Lopes.

Outra atividade da química na SBPC foi o minicurso "Estresse oxidativo e carbonílico – Impactos no dia-a-dia", ministrado pela professora Marília Goulart e pelo professor Etelvino Bechara. O curso atraiu aproximadamente 50 alunos de graduação e pós. "Não se tratou somente de um curso, mas de uma atividade muito mais ampla, com discussões e relatos de experiências, de relacionamentos científicos e de posturas frente à Ciência. Foram 8 horas muito bem vividas", relata a professora Marília.

Químicos da SBQ também participaram de simpósios, debates e conferências sobre química verde, mulheres na ciência, ensino de ciência e mestrado profissional.

A professora Vanderlan Bolzani destaca a longa relação entre a SBPC e a SBQ, que desde sua criação, em 1977, participou de todas as SBPCs. "A SBQ realizou sua reunião anual dentro da SBPC por aproximadamente três décadas. Temos uma ligação muito forte, e estamos muito felizes de participar dessa celebração dos 70 anos da SBPC", declara.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299