.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1327

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



02/08/2018



Caldas Novas prepara-se para grande encontro da química analítica


Mais de 1,2 mil químicos de todas as regiões já estão inscritos para o 19º ENQA, que terá a presença de estrangeiros notáveis como Zoltan Mester e Susan Lunte

 

Ainda há tempo para inscrever-se no 19ª Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), que será realizado pela SBQ de 16 a 19 de setembro, em Caldas Novas (GO), juntamente com o 7º Congresso Iberoamericano de Química Analítica. É a primeira vez que o evento será realizado na região Centro-Oeste, e já há quase 1,2 mil participantes inscritos, e mais de 1,1 mil trabalhos inscritos, números que superam os ENQAs anteriores. "Fomos surpreendidos agradavelmente", conta o professor Wendell Coltro (UFG), coordenador do comitê organizador local. "Temos participantes inscritos de todos os estados, menos o Acre, e aumentou a participação dos químicos de Goiás em cinco vezes em relação ao ENQA anterior. O estado com mais pessoas inscritas é Minas Gerais, com 215."

O evento terá a presença do presidente da Divisão de Química Analítica da IUPAC, Zoltan Mester (National Research Council, Canadá), e de Susan Lunte, da Universidade do Kansas, eleita uma das mulheres mais influentes na química analítica, entre outros convidados internacionais. "Tivemos ajuda de vários INCTs que facilitaram a vinda de convidados internacionais de renome", explica Coltro.

O tema do ENQA este ano é Inovação para a Química Analítica Sustentável, e traz conferencistas que mostrarão novas tendências em materiais e métodos de análise. Segundo Coltro, o evento foi planejado para causar o menor impacto ambiental possível, com coleta seletiva e uma parceria local para reciclagem dos resíduos gerados. "Mas antes vamos diminuir a geração de resíduos, com o uso de canecas individuais em vez de copos descartáveis", conta o professor. Também haverá doação de livros de química para escolas locais, lançamento de livros e sessão de homenagens.

A conferência de abertura será proferida pelo professor Érico Marlon de Moraes Flores (UFSM), vice-presidente da DQA da IUPAC. O evento terá dois workshops e cinco minicursos – alguns já com lotação esgotada – além de simpósios, conferências, mesas-redondas e sessões temáticas. Uma delas é sobre as Mulheres na Química Analítica, com a participação da professora Márcia Foster Mesko (UFPel), diretora da Divisão de Química Analítica da SBQ. Até o momento, mulheres representam mais de 50% das inscrições. "Fico feliz com o grande número de mulheres inscritas. Isso demonstra o quanto a mulher vem se inserindo nas diversas áreas de pesquisa. Espero que a sessão seja tão empolgante quanto a realizada na 41ª RASBQ", declara.

A DQA conta atualmente com 260 sócios, mas se depender da professora Mesko, esse número aumentará nos próximos dois anos. "Nosso principal objetivo é agregar mais pesquisadores à divisão. Recentemente enviamos mensagem eletrônica para membros da SBQ , e para ex-membros, convidando a retomar a participação na Sociedade e na DQA, e ressaltando a importância destes para a nossa divisão. É um trabalho que tem que ser contínuo."

Veja a programação completa e inscreva-se.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299